Publicidade

ARTIGO

Cidade de Guarapuava

A cidade de Guarapuava, cujo nome de origem Tupi significa lobo bravo, situa-se na região centro-oeste do Estado do Paraná e abriga uma população de aproximadamente 179.256 (2016) habitantes. Com um extensão de 3.178 km2, a cidade representa 1.563 da área total do Estado.

Denominada freguesia de Nossa Senhora de Belém em 1818, a cidade se desenvolveu graças à pecuária, à extração de erva-mate e ao comércio regional dedicado aos moradores e passantes. Mais tarde o movimento dos tropeiros marcaria a história da região possibilitando, entre outros benefícios, a aproximação com distintas localidades e o movimento migratório. Em 1852 Guarapuava tornou-se vila e em 1871, devido ao seu constante progresso, elevou-se à categoria de cidade.

Da agricultura à indústria o município de desenvolveu e conta hoje com uma média de 2.391 estabelecimentos sujeitos ao recolhimento do ICMS, dos quais 70 dedicam-se ao comércio varejista e atacadista, 17 à indústria e 13 aos serviços. Com o PIB em mais de US$ 500 milhões, a cidade tem nos serviços a maior participação deste montante: 75,4 sobre o valor total. Na indústria predominam o papel e papelão, química, bebidas, madeira e produtos alimentares. Já os principais produtos agrosilvopastoris são o milho safra normal, a soja safra normal e a batata da seca lisa.

Dotada de um belo patrimônio natural e cultural, Guarapuava oferece ao visitante uma rica oportunidade de imersão na história e biodiversidade do lugar. Pesque-pagues, o Parque Municipal das Araucárias, a Estátua do Índio Guairacá, o Parque das Crianças, a Igreja Matriz, a Estação da Fonte, o Parque Recreativo Municipal Rio Jordão, o Parque da Cidade, a Lagoa das Lágrimas, a Capela do Degolado e o Santuário de Schoenstatt são algumas das ótimas oportunidades de entretenimento e lazer.

Fonte:

Portal da Prefeitura Municipal de Guarapuava

Portal da Confederação Nacional de Municípios

Portal do IBGE

Portal do Governo do Paraná

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...