Publicidade

ARTIGO

Cidade de Flor da Serra do Sul

A cidade de Flor da Serra foi criada em 1950 com a chegada do primeiro habitante da região, que se chamava Anacleto Paraná. Logo depois, pessoas vindas de outros estados do país foram chegando e se estabelecendo no local. Dessa forma, as primeiras casas, feitas de madeira lascada, foram construídas pelos próprios moradores da localidade.

Por volta de 1960, a agricultura, principal atividade econômica do lugarejo, começou a abrir espaço para o desenvolvimento do comércio. A primeira prática comercial a ser desenvolvida no território foi a comercialização do pinhão, que era o principal produto da exploração vegetal na época e uma importante fonte de renda da população. Com isso, muitos estabelecimentos abriram suas portas, impulsionando a economia da região. Aos poucos, outras atividades comercias passaram a ganhar espaço no lugar, entre elas está a abertura de uma selaria, a de um hotel, a de uma rodoviária privada e a de um comércio de secos e molhados.

A denominação do lugarejo é originária das cantorias dos pioneiros e viajantes da região, que consideravam o local uma beleza da natureza. Alguns anos depois, a palavra “Sul” foi acrescentada ao nome, passando a se chamar Flor da Serra do Sul. Esse lugar pertenceu durante muitos anos ao município Salgado Filho e somente em 1990, ele recebeu a sua autonomia e o título de cidade.

Com cerca de 238 km² de extensão e 4,7 mil habitantes, a economia de Flor da Serra do Sul é baseada na agricultura. Porém, o município possui um potencial industrial devido à sua localização geograficamente estratégica dentro do Estado, distante dos grandes centros urbanos paranaenses.

Entre os eventos que movimentam o município estão a comemoração ao aniversário da cidade e à sua emancipação política, que ocorre em dezembro. Outro importante evento de Floresta da Serra do Sul é a Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima, que acontece no mês de maio e conta com a participação de centenas de sulflorenses e de outros moradores da região.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Flor da Serra do Sul

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...