Publicidade

ARTIGO

Cidade de Doutor Camargo

A descoberta da região onde está localizada a cidade de Doutor Camargo deu-se em 1948, mas foi em 1950 que ocorreu o povoamento dessa área com a chegada da Companhia de Terras Norte do Paraná. Essa instituição foi a responsável pela abertura de estradas e pela venda de lotes de terras, incentivando a colonização do lugar. A partir da fundação oficial do município em 1951, o traçado urbano do local foi elaborado e os loteamentos passaram a ser vendidos, aumentando o número de imigrantes na região.

Os primeiros colonizadores chegaram na cidade atraídos pela floresta densa que existia naquela área. Durante um ano, a exploração das madeiras de lei foi a principal atividade existente em Doutor Camargo, mas logo foi substituída pela plantação de café. Entretanto, em 1955, muitos cafezais foram destruídos por uma forte geada e, com isso, muitas pessoas acabaram abandonando o local. Porém, três anos mais tarde, novos imigrantes chegaram na cidade aumentando a população agrícola e retomando a produção cafeeira. Alguns anos depois, o plantio de café acabou sendo substituído por outras plantações.

Durante todo o seu desenvolvimento, o território pertenceu ao município de Ivatuba e somente em 1964, recebeu o título de cidade, conquistando a sua autonomia. O nome do local foi escolhido pela Companhia de Terras Norte, em homenagem a um famoso médico-cirurgião chamado Doutor Antônio Cândido Camargo, que foi um dos únicos médicos que não abandonou a população brasileira durante a epidemia de febre amarela ocorrida no país em 1883.

Com quase 118 km² de extensão e aproximadamente seis mil habitantes, a cidade sobrevive basicamente da agricultura, através do plantio de soja e de milho. A economia de Doutor Camargo também conta com a fonte de água natural São José, que é engarrafada e comercializada para todas as regiões do Paraná com o nome de Água Mineral Primavera.

O município possui algumas atrações turísticas típicas do local, como a Festa do Padroeiro São Pedro, que ocorre no mês de junho com shows, jogos e celebrações religiosas; o aniversário da cidade, com apresentações e barracas de comida; a Festa da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, onde é servido porco do rolete atraindo muitos visitantes de toda região; e a Feira Agropecuária, com exposição de produtos agropecuários e competição do rodeio crioulo, na qual concorrem participantes de vários estados brasileiros.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Doutor Camargo

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

CNM - Confederação Nacional dos Municípios

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...