Publicidade

ARTIGO

Cidade de Diamante do Norte

Diamante do Norte, cidade paranaense com 242 Km² e 5.425 habitantes, fica localizada na divisa do Estado de São Paulo, noroeste do Paraná, fazendo limites com os municípios de Nova Londrina, Itaúna do Sul e Terra Rica.

O início do povoamento de Diamante do Norte tem marca no ano de 1953 quando a Companhia Colonizadora Toledo Pizza abriu uma gleba denominada Macuco e, pela fertilidade das terras, embora com muitas dificuldades, e a necessidade de expandir a cultura cafeeira o fluxo de migrantes aumentou na região. Depois de ser desmembrada da cidade de Nova Londrina, sua municipalização aconteceu em 1963, com a Lei Estadual no 4.788 de 29/11/1963, sendo instalada um ano depois, em 13 de dezembro, como cidade paranaense. O nome é proveniente de um córrego, chamado Diamante, que ficava próximo ao povoado, local onde alguns moradores descobriram certas pedras, cristais de rocha, que alegavam ser diamantes. Devido a esse fato a região ficou conhecida como Diamante do Norte.

No aspecto econômico, a região tem como principal ramo de atividade a indústria de bovinocultura de corte e de leite, que responde por aproximadamente 80,21 da economia de Diamante do Norte, enquanto o comércio e serviços representam 3,82, com apenas 42 estabelecimentos de comércio varejista e atacadista.

No entanto, Diamante do Norte é um município que possui uma natureza rica e fértil, com muitas propriedades rurais que favorecem ao turismo rural com hospedagem, alimentação e contato direto com o produtor na aquisição de produtos in natura e beneficiados. Possui, também, como atrativo para o ecoturismo a Estação Ecológica do Caiuá, que abriga diversas espécies ameaçadas de extinção e uma beleza de paisagens naturais. Para entretenimento agradável com descanso e diversão, a usina hidrelétrica de Rosana é uma boa opção. Cabe ressaltar que o município de Diamante do Norte localiza-se geograficamente na tríplice divisa dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, e próximo a confluência dos rios Paraná e Paranapanema, sendo uma importante rota de passagem obrigatória de transportadores de cargas e passageiros, atraindo, assim, visitantes para a região.

O evento temático mais conhecido de Diamante do Norte é a Festa das Frutas, realizada no Centro de Eventos, com barracas de comida típica, mesas de apoio para exposição das frutas, entre outras. A festa é organizada pelos funcionários municipais e comunidade em geral e reúne aproximadamente 20 mil pessoas, abrangendo a comunidade local, visitantes dos municípios da região e dos estados vizinhos Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Diamante do Norte

IBGE

by The Cities

Mapa

Pesquisar por

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...