Publicidade

ARTIGO

Programa Adolescente Saudável

É inegável que a adolescência é a fase de desenvolvimento que o jovem mais corre riscos de saúde, seja física ou mental. A partir dessa premissa, a Secretaria de Saúde de Curitiba desenvolveu o programa Adolescente Saudável, promovendo ações, consultas e acompanhamento, evitando que problemas venham a ocorrer.

Dividido em várias etapas, o programa visa, principalmente, prevenir que o adolescente se envolva com drogas, venham a ter uma gravidez indesejada, DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), se tornem agressivos e violentos e demais situações que podem vir a prejudicar o desenvolvimento e futuro dos jovens.

Sucesso perpetuado em benefício do futuro

Desenvolvido em 2002, o Programa Adolescente Saudável atua com a população com idade entre 10 e 19 anos, visto que é uma faixa etária considerada de risco dentro da sociedade. Durante esse período, novas descobertas e novidades prejudiciais estão mais sujeitas a fazer parte da vida deles, portanto, toda orientação e direcionamento é bem-vindo.

Além disso, outros problemas também são tratados, como obesidade e doenças crônicas, depressão, conflitos familiares e, principalmente, questões causadas devido a desigualdade social.

Conhecimento do público também é fundamental

Como o programa é bastante específico, conhecer quais nuances envolvem o cotidiano dos adolescentes é importante para que os envolvidos entendam como podem colaborar com o desenvolvimento correto dos jovens.

Portanto, o SUS desenvolveu uma cartilha, com o Protocolo de Atenção à Saúde do Adolescente, apresentando informações sobre eles, direcionando áreas e populações de risco, conceitos e contextualizações da adolescência, medidas preventivas e de promoção à saúde.

Toda a comunidade engajada

Uma atitude de sucesso do programa é que ele consegue engajar toda a comunidade, unidades de saúde, escolas e demais órgãos regionais, promovendo, juntos, estratégias de intervenção em escolas e demais instituições, oferecendo consultas médicas e odontológicas, vacinas, educação sexual e outros procedimentos.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Curitiba


Autor: Andrey José de Aguiar


Publicado em: 31/08/2019

by The Cities

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...