Publicidade

ARTIGO

Outros Programas

Além dos programas âncora que a prefeitura de Curitiba implantou, existem projetos e programas específicos de atendimento especializado para portadores de transtornos mentais, pressão alta, doenças sexualmente transmissíveis, Aids, entre outros. Estes programas visam atender as particularidades de cada grupo, pois não é possível tratar de maneira genérica casos diferentes.

Uma das ações que fortalecem a atuação destes projetos é o Plano Municipal de Saúde de Curitiba, construído em conjunto com a população, que estabelece focos e metas a serem alcançados na área da saúde durante o governo vigente. Além disso, identifica os pontos que necessitam de maior atenção por parte do poder público, propondo medidas para melhorá-los.

É importante frisar que, muitas vezes, estes projetos são complementares aos programas âncora, mas têm seu nível de autonomia por possuírem um foco mais específico, agindo sobre áreas como: saúde da mulher, com prevenção ao câncer e à vítimas de violência; saúde do trabalhador,fiscalizando e notificando os locais de trabalho de risco; rede de proteção à criança e ao adolescente vítimas de violência e controle do tabagismo.

Acolhimento solidário:

É uma estrutura de apoio à todos os programas, pois surgiu da necessidade em atender a demanda dos serviços de saúde. Para tanto, foi exigida uma restruturação do processo de trabalho nas unidades de saúde, através da capacitação dos profissionais por meio de manuais, protocolos clínicos e materiais de apoio, visando promover o acolhimento das pessoas que buscam atendimento, priorizando as emergências, desburocratizando os processos e estreitando laços com as comunidades locais.

Saúde Mental:

O Programa Saúde Mental em Curitiba foi criado com o objetivo de oferecer um atendimento mais humano aos portadores de transtornos mentais. O programa oferece assistência aos portadores de transtornos mentais com base em ações que visam reduzir os internamentos e reintegrar o cidadão à família e à comunidade. Sua linha de atuação procura evitar o isolamento, a segregação, o preconceito e a exclusão dos doentes.

Atenção à Hipertensão Arterial:

Voltado para a população que sofre com a hipertensão arterial sistêmica, mais conhecida como pressão alta, o programa é desenvolvido com o objetivo de diagnosticar e tratar o problema, que atinge 20% da população adulta, antes de se tornar uma doença cardiovascular mais grave. Segundo dados da prefeitura, em Curitiba a hipertensão é a segunda causa de internamento hospitalar e a primeira causa de morte por doenças do coração e dos vasos.

Programas de Alimentação e Nutrição:

Com diferentes eixos, os programas de alimentação e nutrição atendem desde crianças menores de 6 meses nascidas de mães HIV positivo até pessoas com necessidades especiais de alimentação. Entre as ações sobre alimentação e nutrição, também estão os programas estaduais como o Leite das Crianças e federais como o Bolsa Família e o Suplementação de Ferro.

Aids e DSTs:

A Prefeitura de Curitiba é a primeira do Brasil a realizar o teste de HIV gratuitamente, dispondo de programas informativos sobre Aids e DST`s (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Também participa do Monitor Aids, um programa nacional de monitoramento da doença, com informações sobre taxa de infectados, grupos de risco e outros indicadores.

Vigilância Epidemiológica:

Além de tratar doenças, é fundamental prevení-las. Com este fim, existe um setor da saúde representado pelos distritos sanitários, que agem no controle de doenças e agravos. Suas ações vêm no sentido de conter surtos de doenças, erradicar outras através de campanhas de vacinação e acompanhar a situação nutricional da população, produzindo assim, indicadores sobre mortalidade, natalidade e perfil de algumas doenças.

Fisioterapia:

Com foco na melhoria da qualidade do atendimento aos usuários, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou os serviços prestados à população. Exemplo disto foi a contratação de fisioterapeutas em 2001, para atuarem nas unidades de saúde, nos distritos sanitários e em domicílio (nos casos especiais), tanto para o tratamento quanto para a prevenção e conscientização dos usuários do sistema de saúde.

Protocolo de atenção a Hanseníase:

Com a preocupação de eliminar a hanseníase no município, foi lançado em 2001, nas unidades de saúde curitibanas, o Protocolo de Atenção a Hanseníase, trazendo informações e procedimentos técnicos e organizacionais para o atendimento de pacientes vítimas desta doença.

Rede de Proteção:

Com o intuito de proteger a criança e o adolescente da violência, a Rede de Proteção integra as diferentes esferas da área social para assistir crianças e adolescentes em situação de risco. A rede funciona acionando as diversas instituições que têm contato com a criança e adolescente vítima de violência, de forma que possam prestar o atendimento e acompanhamento necessários para cada caso.

Saúde da Mulher:

A atenção à mulher tem como principal programa o Mãe Curitibana, mas também trata do planejamento familiar através do Programa Planejamento Familiar e Risco Reprodutivo, da prevenção do câncer de colo uterino e de mama pelo Programa Viva Mulher e da mulher vítima de violência com o Programa Mulher de Verdade.

Saúde do Trabalhador:

A partir da Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) ficou responsável por cuidar da saúde do trabalhador. Desde então, a prefeitura municipal começou a desenvolver propostas de intervenção, dentre as quais está o SISCAT, um banco de dados contendo as comunicações de acidentes de trabalho, possibilitando o dimensionamento dos ramos de atividade que geravam mais acidentes, e a realização de ações de correção e prevenção dos mesmos.

Para promover resultados sobre o que estava sendo realizado foram implementadas estratégias de notificação, desenvolvidas a partir de um treinamento chamado de Acolhimento em Saúde do Trabalhador, em que uma equipe de assistência foi formada para notificar sobre os riscos nos locais de trabalho e corrigir as situações de trabalho nocivas ao trabalhador.

Assim, o SUS foi delineando suas ações em torno da saúde do trabalhador e hoje orienta a eliminação de ambientes de risco, investiga empresas em que acontecem acidentes de trabalho graves ou doenças do trabalho, informa os trabalhadores sobre os riscos e sobre os seus direitos, presta atendimento aos trabalhadores acidentados, recebe denúncias e estabelece normas para que sejam notificados os acidentes e doenças do trabalho.

Tabagismo:

Diante dos altos índices de mortalidade provocados pelo tabagismo, a prefeitura lançou o Programa de Controle do Tabagismo de Curitiba, tendo como objetivos e ações principais: prevenir que as crianças e jovens comecem a fumar; evitar o fumo passivo através da criação de ambientes para não-fumantes nos diversos estabelecimentos, e promover campanhas para os fumantes, como ações de conscientização sobre os danos que o cigarro promove à sua saúde, estimulando-os a deixarem de fumar.

Vigilância Sanitária:

Como o próprio termo aponta, a Vigilância Sanitária tem o papel de fiscalizar os diversos seguimentos (indústria, comércio, distribuição e prestação de serviços), de forma que seja possível eliminar ou evitar riscos à saúde do indivíduo e da coletividade.

Para tanto, possui ações como o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) que visa o controle de qualidade dos produtos de origem animal em Curitiba, e também oferece uma série de orientações técnicas para o funcionamento de diversos ramos de atividade, promovendo a inspeção periódica dos mesmos. Também é de responsabilidade da Vigilância Sanitária a fiscalização dos serviços de saúde municipais, através do Programa de Avaliação de Estabelecimentos de Saúde (PAES), promovendo e mantendo padrões de qualidade, pois sem os quais não é concedida a Licença Sanitária (documento que atesta se os estabelecimentos de saúde estão em condições de funcionamento).

Fonte: Portal online Prefeitura de Curitiba.

by The Cities

Pesquisar por

ARTIGOS RELACIONADOS

Programas e ações

Quando se fala sobre a saúde em Curitiba, elogios não faltam. E muitos deles acontecem devido aos vários programas de ...

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...