Publicidade

ARTIGO

Carreira de Jorge Bernardi

Jorge Bernardi é o secretário municipal do Trabalho e Emprego em atuação desde 2009 em Curitiba. Jorge Luiz Bernardi é catarinense de Herval dOeste, nascido em 08 de março de 1956, descendente de imigrantes italianos que chegaram no Rio Grande do Sul, e desde seus 18 anos está em Curitiba. É casado com Maria Elizabeth L. Bernardi e tem dois filhos: Eduardo Augusto Capote Bernardi e Bernardo Lopes Bernardi.

Formado em jornalismo pela UFPR (1878) e em Direito pela PUC-PR (1980). Fez especialização em Gestão Técnica do Meio Urbano pela PUC-PR e Universidade de Compiègne (França) e é mestre em Gestão Urbana pela PUC/PR.

Como jornalista trabalhou nos jornais Diário Popular e Correio de Notícias. Em 1982, aos 26 anos de idade, pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) Bernardi foi eleito vereador de Curitiba com 4.849 votos. Em 1987 passa para o PDT(Partido Democrático Trabalhista) e é eleito novamente. Foi reeleito sucessivamente em 1992, 1996, 2000 e 2004. Também foi suplente de deputado federal em 1990 e 1994, suplente de deputado estadual em 1986 e 1998 (1º suplente) e suplente do Senador Osmar Dias. Em 1989 é eleito presidente da Câmara Municipal numa sessão histórica que durou nove horas. Como presidente da Câmara (1989-1990) foi responsável pelo trabalho de moralização administrativa que culminou na redução de 158 funcionários e a abolição de algumas mordomias. Em 1989 funda a União dos Vereadores do Paraná, UVEPAR, eleito o primeiro presidente e nos seguinte anos: 1992 a 1993 e de 1995 a 1996.

Em 1980, organizou o I Congresso Latino Americano de Parlamentos Municipais, realizado no mês de julho. Em 2001 foi eleito presidente do Comitê Latinoamericano de Parlamentos Municipais, entidade resultante do Congresso Latinoamericano, que reúne os legisladores municipais de toda a América do Sul.

Desde 2002, é presidente do Conselho Deliberativo da TV Comunitária de Curitiba. Em 2003 é eleito membro suplente do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades), vinculado ao Ministério das Cidades e membro titular do Comitê Técnico de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. Em 2005 é eleito membro titular do ConCidades, durante a 2ª Conferência Nacional das Cidades.

Foi membro e presidente de diversas comissões permanentes na Câmara Municipal de Curitiba, especialmente da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas, com atuação constante nos últimos 10 anos, e está sempre na defesa do voto distrital misto e a favor da fidelidade partidária.

Além da carreira política, é conselheiro vitalício do time de futebol Paraná Clube e leciona como professor e coordenador do Curso de Gestão do Serviço Público, nas modalidades presencial e à distância, na Faculdade de Tecnologia Internacional (Fatec Internacional). Entre tantas atividades, também escreveu o livro “A Organização Municipal e a Política Urbana”.

Fonte: Portal Online da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Portal Online da Câmara Municipal de Curitiba.

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego

A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego coordena práticas referentes à empregabilidade da população. Assim, dispõe de estruturas e ...

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...