Publicidade

ARTIGO

Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego

A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) foi criada recentemente, em maio de 2007, através da Lei n°12192. Por toda sua estruturação e funcionalidade, tem como competência coordenar ações que gerem novas oportunidades de trabalho, emprego e renda, que juntos, refletem-se em aquecimento da economia curitibana.

A Secretaria se relaciona com diferentes órgãos, tanto públicos como privados, na promoção e ampliação de novas vagas para o mercado de trabalho, tendo como fator primordial, gerar emprego, sem distinção de sexo, idade ou raça.

No cumprimento de sua função, a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego oferece dois tipos de serviço à população, um para envio de currículo e outro para envio de vagas de emprego. Ambos quando enviados ao endereço eletrônico da Secretaria ou diretamente nos Centros de Referência ao Trabalhador (CRT) ficam armazenados em um banco de dados e disponíveis às empresas cadastradas na Secretaria. Esses Centros de Referência estão localizados nas Ruas da Cidadania das regionais de Curitiba, espalhados em 9 locais. Nas CRTs, também está disponível o serviço de emissão de carteiras de trabalho, através de convênio firmado com a Secretaria Regional do Trabalho.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego desenvolve projetos como os Mutirões e Feiras de Emprego que disponibilizam as vagas e ofertas de emprego à população. Além desses, há o Programa Curitibano de Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PCETI), programa que objetiva desenvolver políticas públicas de diminuição e erradicação da exploração do trabalho infantil na cidade e é desenvolvido em parceria com outros órgãos da administração de Curitiba: a Fundação de Ação Social (FAS), a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal Antidrogas, a Secretaria Municipal de Defesa Social e a Secretaria Municipal de Comunicação Social, contando também com a atuação dos Conselhos Tutelares, empresas, igrejas, associações comunitárias e outros setores da sociedade civil que possam colaborar no andamento do programa.

Outro programa em realização é o Plano Setorial de Qualificação da Construção Civil, que é um convênio entre Secretaria e Governo Federal, com o objetivo de qualificar trabalhadores de famílias beneficiadas com o programa Bolsa Família e inseri-los em postos de trabalho gerados pela construção civil. Cerca de 30% das vagas são reservadas para mulheres. Outro programa realizado em parceria com o governo federal é o PROJOVEM, que qualifica e insere jovens no mercado de trabalho.

Constantemente a Secretaria emite relatórios das condições de trabalho na cidade, conforme os empregos gerados no diversos setores da economia: comércio, construção civil, indústria, além de fornecer mapas da distribuição dos empregos. Segundo dados do relatório parcial para o ano de 2009, chega a pouco mais 626 mil o número de trabalhadores formais no mercado de trabalho de Curitiba. Ao longo de 2009, foram criadas pouco mais de 19.500 novas vagas sendo que a concentração está nos setores do comércio, serviços e da indústria de transformação. Esses índices costumam ser superados a cada ano, devido à constante tendência de fortalecimento da economia. O setor de serviços, seguido da construção civil, são os setores que apresentam maiores índices de contratação na cidade.

Assim, fica evidente a parcela de participação da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego no aumento do número de vagas e consolidação do aumento de empregos efetivos. Devido ao conjunto de ações desenvolvidas, através das feiras e mutirões de emprego e outros programas, economicamente e socialmente os índices de emprego têm aumentado e refletido no crescimento de Curitiba e no aumento da geração de renda para o trabalhador.

Localização e contato:

Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego

Rua Barão do Rio Branco, 45 - 9º andar.

Centro. Curitiba- PR.

CEP: 80010-180.

Telefone: (41)3221-9950.

E-mail: smte@curitibasa.com.br

smte@smte.curitiba.pr.gov.br

Fonte: Portal Online da Prefeitura Municipal de Curitiba.

by The Cities

Mapa

ARTIGOS RELACIONADOS

Carreira de Jorge Bernardi

Jorge Bernardi, descendente de imigrantes italianos, é natural de Santa Catarina, nascido no ano de 1956 e aos 18 anos mudou-se para ...

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...