Publicidade

ARTIGO

Lazer e cultura nos Centros Culturais de Curitiba

Curitiba possui várias bibliotecas com acervos diversificados. A Biblioteca Pública do Paraná é uma das mais importantes e visitadas. Além disso, existem outras em faculdades públicas e particulares que podem ser frequentadas por toda comunidade, é só fazer o cadastro.

Algumas bibliotecas em Curitiba são especializadas em áreas específicas, então, que tal saber mais sobre cinema e visitar a Cinemateca. Ou saber mais sobre gibis e cartuns famosos na Gibiteca.

Bibliotecas nas Universidades

Inaugurada em agosto de 2002, a Biblioteca da Universidade Positivo conta com um acervo de 8.426 volumes,distribuídos em 6.300m². Para a comunidade externa, o acervo está disponível apenas para consulta no local. Já a da Pontifícia Universidade Católica, trabalha com bibliotecas integrantes, possibilitando solicitar livros de parceiras.

A Universidade Federal do Paraná possui uma rede de várias bibliotecas. Tem um acervo de aproximadamente 400 mil exemplares de materiais como teses, livros e jornais. O conteúdo pode ser consultado pelo site da Universidade.

Biblioteca Pública do Paraná

A Biblioteca Pública do Paraná é uma das maiores e mais importantes do Estado. Inaugurada em 7 de março de 1857, conta atualmente com um acervo de 480 mil volumes, são livros, teses, fotografias e jornais para atender todos os gostos e necessidades. Desde 1954, a biblioteca fica na Avenida Cândido Lopes. O local recebe cerca de 3 mil usuários por dia e para fazer empréstimos é simples, basta solicitar a carteirinha de usuário no local.

Gibiteca

Se a intenção é saber mais sobre gibis antigos, cartuns e desenhos, uma boa ideia é ir até a Gibiteca. O local conta com um acervo de 2538 gibis de várias épocas. Fundada em 1982, a Gibiteca de Curitiba foi a primeira do Brasil, e além de ter muitas opções de leitura, ainda promove cursos, exposições, lançamentos e faz empréstimos dos seus 40 mil títulos entre quadrinhos, desenhos, livros e pesquisas sobre o tema. Fica localizada no Centro Cultural Solar do Barão, Rua Carlos Cavalcanti, 533.

Bibliotecas especializadas

Também há em Curitiba algumas bibliotecas especializadas, como é o caso da Cinemateca, localizada na Rua Carlos Cavalcanti, com grande variedade de material para pesquisas.

Agora, se a necessidade é de informações sobre música, uma boa opção é a Biblioteca do Conservatório de MPB de Curitiba, localizada na Rua Mateus Leme, é especializada no tema. Já o Centro de Pesquisa Museu Guido Viaro, possui materiais sobre artes plásticas e fica na Rua Carlos Cavalcanti. Se o gosto é por poesia, uma dica é a Biblioteca da Feira do Poeta, que fica no Largo Coronel Enéas e possui vários materiais sobre o tema.

Fontes:

Portal eletrônico Universidade Positivo

Portal Online Puc Paraná

Portal eletrônico Biblioteca Pública do Paraná

Portal eletrônico Casa da Memória

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Bibliotecas de Curitiba

Se tem uma atividade que grande parte dos curitibanos gostam de fazer, é ler. Não é difícil encontrar diversas pessoas ...

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...