Publicidade

ARTIGO

História

Tudo começou na década de 1970, quando as famílias Malucelli e Trombini, acostumados a reunirem-se com os amigos durante a semana, resolveram oficializar as partidas de futebol amigáveis. Na escolha do nome, uniram as iniciais dos sobrenomes, Malu e Trom, resultando no Clube Malutrom.

Assim surgiram os primeiros traços desse clube empresa, que chegou a inscrever-se na Liga de Futebol de Morretes, no litoral do Estado do Paraná, onde os masters do Malutrom possuem sede até hoje. No início de 1990, abriram uma escolinha de futebol. O sucesso foi tamanho que, à medida que crescia o número de jogadores, aumentava também a vontade dos dirigentes de participarem oficialmente das competições do Estado.

Em 1994, o Malutrom foi registrado na Federação Paranaense de Futebol e até 1996 surgiram as primeiras categorias oficiais no clube, chamadas dente de leite e mirim. No ano seguinte foi implantada a categoria juniores e, enfim, a primeira equipe de jogadores profissionais. Essa grande quantidade de categorias resultou no problema quanto à quantidade de campos de treinamento. Foi quando a “Lei Pelé” entrou em vigor e a escolinha de futebol tornou-se exclusiva das equipes de competição.

Em 1998, a equipe profissional conquistou títulos além das categorias de base. Nesse mesmo ano, transformou-se no primeiro clube-empresa do país, adaptado à Lei Pelé, e passou a ser chamado de Malutrom S/A. Com isso, adquiriu o direito de participar da Série Ouro do Campeonato Paranaense em 1999 junto ao trio da capital: Coritiba, Atlético Paranaense e Paraná Clube.

No ano seguinte foi campeão da Copa João Havelange – Módulos Verde e Branco. O título possibilitou a participação do clube na série B da Copa do Brasil. Com o tempo, o clube continuou a participar do futebol da elite paranaense, mas com outro ritmo, ficando para trás das principais competições. Em 2005, uma reunião da diretoria fez com que o clube mudasse novamente de nome, passando a chamar-se J. Malucelli Futebol S/A.

Com a nova denominação, foi campeão da Copa Paraná em 2007, o que abriu portas para competições nacionais, dessa vez na Série C. No início de 2008, participou da primeira fase do Campeonato Brasileiro e conquistou o segundo título da categoria juniores paranaense. No Campeonato Paranaense de 2009, consagrou-se vice-campeão, perdendo apenas por um ponto do líder, o Atlético Paranaense. O fato ficou marcado na história do clube por representar o primeiro título conquistado no futebol de elite paranaense. No dia 5 de fevereiro de 2009, o J. Malucelli assinou uma parceria com o Sport Club Corinthians Paulista e teve que mudar de nome mais uma vez, passando a ser chamado de Sport Club Corinthians Paranaense.

O Centro de Treinamento do clube está localizado em frente ao Parque Barigui de Curitiba desde o seu início. No entanto, desde a parceria com o Corinthians de São Paulo, o CT passou por mudanças, todas voltadas para o que é ecologicamente correto. Foram instaladas novas cadeiras, um novo gramado e uma nova arquibancada, que foi escavada na terra. A madeira usada vem de áreas de reflorestamento e o ferro de dormentes da ferrovia desativada. Pela busca pelo menor impacto ambiental possível, o novo espaço foi batizado de Eco Estádio Janguito Malucelli.

Fonte: Sport Club Corinthians Paranaense

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Curiosidades e símbolos

Em toda a sua história, o clube já trocou de nome três vezes, tendo sido chamado de Malutrom, J. Malucelli e, atualmente, Sport Club Corinthians ...

Eco Estádio Janguito Malucelli

Localizado no bairro Mossunguê, o Eco Estádio Janguito Malucelli, popularmente conhecido como Janguitão, é o palco das partidas entre o Sport ...

Sport Club Corinthians Paranaense

Em 1994 surgiu a equipe Malutrom, uma iniciativa entre as famílias Malucelli e Trombini que, em 1998, tornou-se o primeiro clube empresa do Brasil ...

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...