Publicidade

ARTIGO

Bibliotecas de Curitiba

Cidade repleta de fatos e histórias a serem contadas, Curitiba é um local onde a educação e o desenvolvimento pessoal é incentivado de diferentes formas, sendo uma delas o incentivo à pesquisa e leitura.

A capital paranaense conta com uma rede de bibliotecas escolares e bibliotecas específicas, que fazem parte da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e estão localizadas em parques, nos bairros e outros espaços. A rede de bibliotecas escolares é constituída pela integração das bibliotecas presentes nas escolas e dos Faróis do Saber, projeto criado pela Prefeitura Municipal, em 1994, que caracteriza-se pela sua estrutura física em forma de farol e ossui um acervo de aproximadamente 6.000 obras, além de acesso à Internet, tendo como principal público os alunos da rede municipal de ensino. Já as bibliotecas da Fundação Cultural, presentes em espaços diferenciados como parques, realizam atividades como oficinas literárias, palestras e encontros com escritores. Dos aproximadamente 50 espaços culturais administrados pela FCC, 16 são destinados à pesquisa e ao incentivo à leitura para a população local. Em 2009, a Prefeitura Municipal contabilizou um total de 46 unidades do Farol do Saber na capital paranaense, sendo que existem outras em diferentes cidades do Estado.

Entre as principais bibliotecas de Curitiba, está a Biblioteca Pública do Paraná, criada em 7 de março de 1857 e instalada na rua Cândido Lopes, Centro, desde 1954. Com mais de 8.500 m², a biblioteca possuía, até o final de 2008, um acervo com cerca de 480.000 volumes entre livros, periódicos, discos, CDs, vídeos, livros adaptados para portadores de deficiência visual e espaços para xadrez e para o público infantil, com a realização diária da “Hora do Conto”.

Outros locais destinados à literatura são as Casas da Leitura implantadas pela FCC, estando a mais antiga no parque Barigui, a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam, e a mais recente, a Casa de Leitura Paulo Leminski, inaugurada em abril de 2010, no bairro Cidade Industrial. Esses locais integram o programa "Curitiba Lê", que busca aproximar a população dos livros e tem por objetivo promover a leitura e a pesquisa de diversos assuntos, através de discussões teóricas em seminários e cursos realizados com a participação de professores. Além das Casas de Leitura, foi inaugurada a Estação da Leitura, no Terminal do Pinheirinho, onde o empréstimo gratuito de livros depende apenas da apresentação de um documento de identidade.

As diversas Ruas da Cidadania existentes em Curitiba, e anexas aos terminais de transporte coletivo, têm como proposta básica a descentralização de serviços públicos municipais. Além disso, oferecem áreas para o esporte e bibliotecas, como a da Rua da Cidadania Fazendinha e de Santa Felicidade. A primeira foi inaugurada em julho de 1996 e tem um acervo composto por 10.400 volumes, com 6.700 usuários por mês e disponibilização de acesso à Internet. Com relação a do bairro Santa Felicidade, além do empréstimo de livros, há oficinas de literatura, narração de histórias, gibis e exposições, assim como um acervo em homenagem à professora, escritora e artista plástica Maria Nicolas.

Para aqueles que preferem uma leitura mais rápida, com toques de humor, aventura e terror, a cidade tem desde 1982 a Gibiteca de Curitiba, localizada atualmente no Centro Cultural Solar do Barão. Nesse espaço, estão mais de 25.000 edições de diferentes gêneros, com raridades como exemplares do personagem “Gibi” (que hoje denomina as revistas em quadrinhos) e as primeiras revistinhas brasileiras do Batman e do Capitão América, publicadas na década de 1950. Fora seu acervo, a Gibiteca oferece cursos de criação, palestras e exposições com grandes cartunistas brasileiros e a oportunidade de divulgação dos artistas paranaenses.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Curitiba

Fundação Cultural de Curitiba

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Biblioteca Pública do Paraná

A Biblioteca Pública do Paraná, com mais de 150 anos de existência, foi fundada em 1857 pelo vice-presidente da Província do Paraná, José ...

Faróis do Saber

Entre as estruturas que formam a rede de bibliotecas de Curitiba, destacam-se os Faróis do Saber, bibliotecas com arquitetura inspirada no farol ...

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...