Publicidade

ARTIGO

Principais Empresas

Curitiba é a quinta capital com maior número de estabelecimentos no Brasil, possuindo mais de 120 mil empreendimentos, dos quais aproximadamente 83% atuam em atividades de comércio e serviços, 10,2% em atividades industriais e 0,49% na agropecuária.

Dentre os estabelecimentos atuantes em Curitiba, cerca de 97% são definidos como microempresas, por possuírem até 19 funcionários. Aproximadamente 2% são pequenas empresas, com até 99 empregados, e cerca de 1% são médias ou grandes empresas, com mais de 100 e mais de 500 funcionários, respectivamente.

Segundo a Revista América Economia, edição Brasil de julho de 2007, 38 das 100 maiores empresas brasileiras estão situadas em Curitiba ou na Região Metropolitana. Além disso, ainda conforme essa publicação, 63 das 500 maiores empresas latino-americanas estão na Grande Curitiba. Dentre essas empresas estão a Petrobras – Refinaria de Petróleo (1ª no ranking nacional e 3ª no ranking das 500 maiores da América Latina); Grupo Votorantim (4° no ranking nacional e 16° no ranking latino-americano); Gerdau (7ª no ranking nacional) e a Ambev (12ª no ranking nacional).

Além dessas, também estão no quadro que compõe o cenário econômico curitibano empresas que surgiram na cidade como O Boticário, que atua na área de cosméticos e tem renome nacional, Leão Júnior, que se estabeleceu produzindo bebidas a base de erva-mate, e o Grupo Positivo, tradicional instituição do segmento educacional. A cidade conta ainda com diversas multinacionais entre as quais estão a Volvo, a Robert Bosch do Brasil e a Siemens.

Diante desse panorama, inclui-se os mercados que estão em plena ascensão na cidade, como é o caso do imobiliário, que vem atraindo diversos investimentos, o que repercutiu diretamente no valor do metro quadrado. Segundo Caderno Perfil Imobiliário, publicado pelo jornal Gazeta do Povo em 2010, Curitiba foi alvo dos mais diversos empreendimentos nos últimos três anos, principalmente no que diz respeito às chamadas construções verticais, sendo destaque os imóveis que custam até 200 mil reais.

Tudo isso contribui para que Curitiba seja destaque como a décima melhor cidade para desenvolver carreira no Brasil, e a segunda da região Sul, conforme ranking da Revista Você S/A de julho de 2009, sendo que os segmentos mais promissores são das áreas de tecnologia, varejo e construção civil.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Revista América Economia

Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A. Informações

Socioeconômicas - Guia do Investidor. 2 ed. - Curitiba, 2009

by The Cities

Pesquisar por

ARTIGOS RELACIONADOS

Atividades Econômicas de Curitiba

Curitiba desenvolve em seu território atividades dos setores primário, secundário e terciário, sendo esse último o destaque municipal.

O ...

Mercado de Trabalho

Em 5o lugar no ranking das capitais brasileiras que mais empregaram em 2007, Curitiba foi a responsável pela geração de cerca de 31% do total de ...

Órgãos de Classe

Paralelo ao desenvolvimento e à consequente atuação de distintos setores e atividades econômicas, surgiram em Curitiba vários órgãos de ...

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...