Publicidade

ARTIGO

Mercado de Trabalho

Curitiba é uma das capitais brasileiras que mais empregam no país. Com uma população economicamente ativa formada por mais de 800 mil pessoas, a capital paranaense ocupa mão de obra em todos os setores de suas atividades econômicas.

Em 5o lugar no ranking das capitais brasileiras que mais empregaram em 2007, com 738.441 trabalhadores formais, Curitiba foi a responsável pela geração de 31% do total de empregos registrados em todo o Estado do Paraná e 2% do total nacional. Nesse mesmo ano, 82% do total de empregos formais estiveram concentrados no Setor Terciário de suas atividades econômicas. Esse setor, que abrange o comércio e serviços, sozinho manteve 610.639 pessoas empregadas. Já o Setor Secundário da economia curitibana, representado pelas indústrias e construção civil, respondeu por 17,11% (126.373) do total de empregados do município, enquanto as atividades do Setor Primário (agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura) representaram 0,19% (1.429) dos empregos formais em 2007.

Nesse setores, as atividades que geram o maior numero de empregos são a administração pública (Setor Terciário), a fabricação de veículos automotores, reboques e carroceiras (Setor Secundário) e o cultivo de Cereais (Setor Primário). Dentre eles, a indústria possui o maior salário médio mensal, em torno de 4,8 salários mínimos. Na sequência estão os serviços, com a média de 4,5 salários mínimos, a construção civil com 2,7, o comércio com 2,5 e as atividades do Setor Primário com uma média de 2,4 salários mínimos. Em todas essas atividades, Curitiba situa-se entre as dez capitais brasileiras com as maiores médias salariais. No comércio, por exemplo, a capital paranaense ocupa o quarto lugar no ranking nacional.

Em relação às empresas, as de grande porte são as responsáveis por grande parte da geração de emprego em Curitiba. Sozinhas elas responderam por 43,3% dos empregos em 2007. As microempresas, que representam mais de 90% dos estabelecimentos formais registrados em Curitiba, foram responsáveis por 23,6% dos empregos desse mesmo ano. Em seguida ficaram as empresas de pequeno porte (16,9%) e as de médio porte (16,2%).

Sobre o perfil dos contratados no mercado de trabalho curitibano, os homens apresentam uma ligeira predominância sobre as mulheres. Em 2007 eles ocupavam 53% das vagas, enquanto as mulheres preenchiam os 47% restantes. Em Curitiba, a idade média dos empregados é de 36 anos e o seu grau de instrução é um dos diferenciais do mercado de trabalho. Cerca de 35% dos trabalhadores da capital paranaense possuem o ensino médio completo e aproximadamente 24% já concluíram o ensino superior. Esses números são mais expressivos quando comparados à média nacional que, por exemplo, possui cerca de 15% de sua mão de obra com curso superior completo.

Além dessa mão de obra formal, a população economicamente ativa de Curitiba conta também com os trabalhadores informais. Entre as atividades que mais se destacam estão a de motorista de táxi, pedreiro, cabeleireiro, costureiro e garçom.

Todas essas características contribuem para que Curitiba venha se destacando no mercado de trabalho. A Revista Você S.A. de 2005, por exemplo, a definiu como 2a Melhor Cidade do Sul do Brasil para se Trabalhar.

Fonte: Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A.

IPARDES - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico

e Social

by The Cities

Pesquisar por

ARTIGOS RELACIONADOS

Atividades Econômicas de Curitiba

Curitiba desenvolve em seu território atividades dos setores primário, secundário e terciário, sendo esse último o destaque municipal.

O ...

Órgãos de Classe

Paralelo ao desenvolvimento e à consequente atuação de distintos setores e atividades econômicas, surgiram em Curitiba vários órgãos de ...

Principais Empresas

Curitiba possui mais de 120 mil empreendimentos, dos quais cerca de 97% são definidos como microempresas, aproximadamente 2% são pequenas ...

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...