Publicidade

ARTIGO

Agência Curitiba de Desenvolvimento

A Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A foi criada em 2007, assumindo parte das atribuições até então realizadas pela Companhia de Desenvolvimento de Curitiba. Com o objetivo de impulsionar o crescimento das atividades econômicas no município, essa Agência conta com a parceria de instâncias municipais e entidades de classe como a Secretaria Municipal de Finanças (SMF), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP-PR), a Federação do Comércio do Estado do Paraná (FECOMÉRCIO), além de representantes dos setores produtivos no Estado.

Dentre as funções exercidas pela Agência Curitiba de Desenvolvimento, destaca-se a assessoria a investidores e empresas, realizada através de informações técnicas, socioeconômicas, educacionais, ambientais etc. Além disso, a Agência promove eventos com o intuito de incentivar as atividades econômicas e promover obras de infraestrutura.

Em sua esfera de ação, a Agência é ainda responsável pela coordenação de alguns projetos e programas econômicos no município. Dentre esses, destacam-se o Desenvolvimento Econômico Local (Bom negócio), Imposto sobre Serviço Tecnológico (ISS Tecnológico), Curitiba Tecnoparque, Parque de Incubadoras Empresariais, Profissão Empresário, Núcleo de Design, Núcleo de Assuntos Internacionais (Curitiba Exporta) e o Núcleo de Informações Socioeconômicas.

O Programa Bom Negócio, criado pela Prefeitura em 2005, passou a ser coordenado pela Agência de Curitiba em 2007. Com o objetivo de promover ações que contribuam para o desenvolvimento econômico dos bairros e microrregiões locais, esse programa atua através da capacitação, consultoria e acompanhamento de empreendedores (formais e informais) que possuam micro e pequenas empresas nas áreas da indústria, comércio e serviços. Entre as formas de capacitação ofertadas pelo programa está o oferecimento de cursos gratuitos, nas áreas de gestão e empreendedorismo. Segundo dados da Agência Curitiba, desde o início do programa até dezembro de 2008, cerca de dois mil empregos foram gerados e mais de sete mil empreendedores foram certificados.

O Programa ISS Tecnológico, por sua vez, incentiva a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico das empresas prestadoras de serviços do município, através da dedução de uma parcela do Imposto sobre Serviços (ISS). A participação dos empresários interessados é realizada mediante a apresentação de um projeto descrevendo o valor, o prazo de aplicação e o foco de investimento do dinheiro deduzido do ISS. Esse projeto é avaliado por uma comissão de julgamento e, se for aprovado, a empresa recebe o benefício. Dentre as áreas que podem estar inseridas nos objetivos do projeto estão os serviços de consultoria, infraestrutura física e aquisição de softwares.

O Tecnoparque, outro programa com foco tecnológico, tem como objetivo ampliar e estimular o desenvolvimento dos setores de alta tecnologia em Curitiba. Com esse intuito, foram destacados diversos espaços urbanos com a concentração de instituições (do setor público, privado e de ensino) ligadas à ciência e tecnologia, compondo, com isso, as áreas de abrangência do programa. Com atividades ligadas aos serviços de informática, sistemas de telecomunicações, instrumentos de precisão e automação industrial, laboratórios de ensaios e testes de qualidade, novas tecnologias (biotecnologia, nanotecnologia e saúde), novos materiais e tecnologias ambientais, essas áreas estão divididas em Anel Logístico, Anel CIC Norte, Setor CIC Sul e Setor Central do Rebouças. Cada uma delas contém determinadas instituições tecnológicas e características específicas, já que o objetivo do programa Curitiba Tecnoparque é angariar, para cada área de abrangência, empresas com as características próprias à região. Um exemplo disso é o Parque do Software, com infraestrutura formada para atender às necessidades de empresas nacionais e estrangeiras, que atuam nos setores de engenharia de software e de desenvolvimento de processos e produtos desse mesmo segmento.

Já o Parque de Incubadoras Empresariais é um projeto destinado às indústrias de transformação e aos segmentos de serviços para indústria. Entre suas atribuições estão a disposição de espaço físico para capacitação, assessoria e consultoria individualizada destinada às empresas participantes, em um período de doze meses.

O Programa Profissão Empresário, iniciativa realizada em parceria com o SEBRAE, tem como objetivo prestar atendimento e apoio a micro e pequenos empreendedores. Para tanto, com serviços de baixo custo, esse programa atua como suporte no processo de formalização e legalização dos seus negócios.

O Núcleo de Design, por sua vez, direcionado ao micro e pequeno empresário, consiste na consultoria para criação ou aperfeiçoamento da identidade visual da empresa, desenvolvendo desde a logomarca até a fachada e disposição da área interna do estabelecimento. Já o Núcleo de Assuntos Internacionais é uma inciativa que visa incluir o setor produtivo curitibano no mercado internacional, incentivando e apoiando empresários nas práticas de exportação, além de buscar parcerias e intermediar as relações com o mercado externo. Por fim, o Núcleo de Informações Socioeconômicas é o setor responsável por pesquisar, elaborar e divulgar dados estatísticos sobre Curitiba. Através dessas informações é desenvolvido o Guia do Investidor, publicação anual que traz dados gerais sobre o município como índices econômicos, populacionais etc.

Fonte: Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A.

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Entidades Econômicas de Curitiba

O processo de desenvolvimento econômico de Curitiba é marcado por diversas entidades econômicas que, ao longo de décadas, consolidaram as ...

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...