Publicidade

ARTIGO

Cultura de Curitiba

Entre os pontos onde encontram-se os traços da heterogeneidade cultural da cidade de Curitiba, destacam-se os padrões arquitetônicos das casas de madeira com telhados franceses e as edificações modernas, a exemplo do Museu Oscar Niemeyer.

A gastronomia também compõe esse quadro, reproduzindo os sabores existentes da pátria de cada etnia presente na cidade, com o pierogi dos poloneses e a diversidade de massas italianas, que contribuíram na formação do bairro gastronômico de Santa Felicidade.

As manifestações folclóricas representadas por diferentes grupos, festas e costumes, que têm como principal objetivo resgatar e conservar a história dos imigrantes que adotaram esta terra como parte de sua pátria, mesclam-se com o cotidiano da cidade culminando em eventos como a tradicional Festa do Vinho e as apresentações de grupos folclóricos realizadas em festas como a Swieconka, promovida pela comunidade polonesa.

Ainda compõe esse amplo cenário da cultura de Curitiba as obras literárias de autores que, tal como Dalton Trevisan, se inspiraram no cotidiano da cidade para escrever sua arte. Além disso, a “Capital Ecológica”, como também é conhecida, é sede de um dos festivais de teatro que mais se destacam no país, o Festival de Teatro de Curitiba.

A capital paranaense também serve como palco de estreia para várias peças de representação nacional recebendo, além de atrações teatrais, outras expressões artísticas como musicais, espetáculos circenses, exposições, entre outros.

Outras expressões culturais são as ligadas à música e à dança, que ocupam um lugar relevante no contexto curitibano, possuindo programação com eventos como a Oficina de Música de Curitiba. Outro evento de extremo destaque é o Festival Internacional de Hip Hop, idealizado pelo produtor cultural Octávio Nassur, que já reuniu até o momento 21.000 bailarinos, assistidos por 110.000 espectadores presentes.

Curitiba também tem como principais ícones a Orquestra Sinfônica do Paraná, a Camerata Antiqua de Curitiba e o Balé Teatro Guaíra.

Na música são diversos estilos, desde o sertanejo raiz, muito difundido nos Centros de Tradições Gaúchas, até as bandas de pop rock, MPB ou pagode, que divulgam seu trabalho nos bares e restaurantes da cidade. No que diz respeito à dança, existem diversas companhias e escolas espalhadas pela capital, desenvolvendo estilos como jazz, ballet clássico e hip hop, além dos grupos de dança folclórica e dança de salão.

Assim, por mais que se tente detalhar a diversidade cultural curitibana sempre surgirão novas manifestações, pois a cidade está em constante crescimento e renovação, ao mesmo tempo em que conserva suas origens, seja através das práticas artesanais ensinadas de geração a geração ou nas múltiplas religiões trazidas à cidade por africanos, árabes, ucranianos e tantos outros.

Para abrigar esse amplo patrimônio cultural, Curitiba conta com espaços como teatros, museus, cinemateca e muitos outros locais onde são disponibilizadas opções culturais para todos os gostos, fazendo com que a cidade desenvolva também o segmento do turismo cultural.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Fundação Cultural de Curitiba

Jornal Gazeta do Povo


Autor: Jaqueline de Carvalho Motter

by The Cities

Pesquisar por

Pesquisar por

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...