Publicidade

ARTIGO

Feiras de artesanato no Paraná

Com um artesanato de imensa riqueza, o Paraná possui centenas de feiras que apresentam uma vasta diversidade de culturas com influências indígenas, africanas e dos imigrantes que colonizaram o Estado. Além disso, as feiras representam uma oportunidade para o paranaense conhecer e adquirir produtos artesanais de outros Estados brasileiros e também de outros países. Nessas feiras, o público pode encontrar todo tipo de trabalho: artes plásticas, bijuterias, perfumaria, reciclados, utensílios domésticos, objetos de decoração, móveis, brinquedos, além de gastronomia variada com culinárias típicas. Assim como a grande variedade de produtos, há também diversas matérias-primas, principalmente palha de milho e trigo, vime, argila, madeira, tecido e vidro.

Por todo Paraná existem as chamadas “feirinhas” de artesanato. Muito frequentadas pela população e por turistas, elas acontecem semanalmente e são vitrines públicas onde os artesãos podem expor seu talento e comercializar seu trabalho. Como exemplo disso, podem ser citadas a Feira do Entardecer, realizadas todas as quintas-feiras, em Apucarana; a Feira de Artesanato de Rio Negro; e a popular Feira do Largo da Ordem, conhecida como “Feirinha do Largo”, em Curitiba. No litoral, as feiras são mais uma opção turística para os veranistas que querem passear ou comprar produtos e lembranças do artesanato local feitos com conchas ou areia, por exemplo. Em algumas praias elas se localizam próximas ao mar, como ocorre no município de Pontal do Paraná, onde há a feira da avenida Beira Mar. Em Morretes a feira está instalada no centro na cidade, às margens do rio Nhundiaquara, e em Guaratuba está localizada na praça central.

O Estado conta ainda com feiras que se realizam em festividades religiosas ou em datas e épocas festivas das cidades, como a Feira de Artesanato e Alimentos (Fartal), em Foz do Iguaçu, que em 2010 realizou sua 34ª edição e está inserida nas comemorações de aniversário da cidade, reunindo mais de 80 mil pessoas nas exposições. Na capital do Paraná, acontece todos os anos a Feira Internacional de Artesanato (Feiarte), que agrega produtos de mais de 50 países e regiões brasileiras. Essa feira já reuniu aproximadamente 70 mil visitantes que podem conhecer o artesanato mundial de 1.000 artesãos, em trabalhos expostos em mais de 200 estandes, e ainda comprar de pequenas lembranças a presentes mais requintados. Juntamente com sua edição no Rio Grande do Sul, é considerada a principal feira de artesanato nacional e internacional do país. Também expondo o artesanato mundial, a feira Mãos & Arte, com edições nas cidades de Londrina e Maringá, é considerada o maior evento de artesanato do sul do Brasil. São 230 estandes de 22 Estados brasileiros e de 34 países que levam às duas cidades o artesanato típico de suas culturas. Na feira pode-se ver, por exemplo, o artesanato indígena como da aldeia Pataxó, de Coroa Vermelha, da Bahia, produtos em couro, trazidos de Cuba, e peças de países como Marrocos, Paquistão e Vietnã.

Dessa forma, as feiras configuram-se como uma ótima oportunidade para o povo paranaense apresentar seu talento aos outros Estados e países, realizar intercâmbio de informações e matérias-primas entre os artistas e ainda lucrar com a comercialização de seus produtos.

Fonte: Portal Feiarte – Feira Internacional de Artesanato. Edição Paraná

Portal Grupo RED – Feira Mãos & Arte

Portal Feira do Largo

by The Cities

ARTIGOS RELACIONADOS

Artesanato do Paraná

O artesanato é uma das manifestações artísticas paranaenses que ainda carrega traços da cultura indígena e europeia, cada uma com suas ...

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...