Publicidade

ARTIGO

Cidade de Cruzmaltina

Cruzmaltina teve sua história marcada pela ocupação jesuíta no século XVII, sendo registrada como um distrito do município de Faxinal. Antigamente, o lugarejo possuía apenas uma capela construída com madeira lascada, material característico das casas do local. Devido a isso, o lugar ficou conhecido popularmente como Pau-lascado. Alguns anos mais tarde, com a chegada do Padre Gualter Farias Negrão, foi construída a Igreja Matriz e a primeira escola da cidade.

O distrito recebeu a sua autonomia e a sua emancipação política em 1995. O nome do município foi escolhido pelo Padre Gualter em homenagem aos padres da Ilha de Malta que chegaram para atender à comunidade local e trouxeram consigo duas cruzes de Malta que foram colocadas na entrada da cidade, em frente à Igreja Matriz.

Com aproximadamente 312 km² de extensão e 3,1 mil habitantes, Cruzmaltina possui poucas atrações turísticas, tendo como principais eventos: a festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida, em outubro; e a festa do aniversário da cidade, em dezembro. O dia da comemoração da padroeira é uma data muito esperada entre cruzmaltinenses, pois além de ocorrer a celebração religiosa, o evento também conta com shows musicais, bingos, entre outras atrações.

Cruzmaltina está localizada na região norte central do Estado e faz divisa com quatro municípios da localidade: Faxinal, Grandes Rios, Lidianópolis e Borrazópolis. Por localizar-se em uma zona rural, a população e a economia local são basicamente agrárias. O cultivo de lavouras e as pastagens são as principais fontes econômicas da cidade. A agricultura é focada na plantação da soja, milho, aveia e, principalmente do tomate, cultivo que vem se destacando no lugar, com uma produção semestral de quase três mil toneladas. Já a pecuária conta com a criação de diversos rebanhos.

Fonte:

Câmara Municipal de Cruzmaltina

CNM - Confederação Nacional dos Municípios

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...