Publicidade

ARTIGO

Cidade de Cornélio Procópio

O município de Cornélio Procópio está localizado na chamada região do Norte Pioneiro, no Estado do Paraná. Possui uma população de pouco mais de 48 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2016, distribuídos em uma área de 635 Km². Seu clima é o subtropical úmido mesotérmico, caracterizado por verões quentes e concentração de chuvas nesse período, invernos com geadas pouco frequentes e temperatura média anual de 20ºC.

A cidade apresenta uma economia bem diversificada, com destaque para o setor de serviços; o setor industrial, com empresas na área alimentícia, têxtil e mecânica; e a agropecuária, com a produção de milho, soja, trigo, algodão, café e cana-de-açúcar, na pecuária, o rebanho bovino, gado leiteiro e galináceos.

De acordo com os registros históricos, o processo de colonização efetiva da região onde hoje localiza-se Cornélio Procópio, data de 1920, quando o coronel Cornélio Procópio, paulista de Ribeirão Preto, doou cinco mil alqueires de terras ao seu genro, o Sr. Francisco Junqueira, que iniciou um loteamento, concluído em 1926. Com isso, várias famílias de lavradores foram atraídas para a localidade, em um primeiro momento paulistas e, em seguida, mineiros, nordestinos e nortistas.

A localidade recebeu um novo impulso, com o início das obras da estrada de ferro São Paulo - Paraná. A estação ferroviária foi inaugurada em 1931, recebendo o nome de Cornélio Procópio. Nessa época já havia um núcleo populacional constituído, que pouco a pouco crescia e se desenvolvia.

O município de Cornélio Procópio foi criado através da Lei nº 6.212, de 18 de janeiro de 1938, com seu território desmembrado de Bandeirantes. Sua instalação oficial ocorreu em 15 de fevereiro de 1938, sendo seu primeiro prefeito, o Sr. Francisco Lacerda Júnior.

Cornélio Procópio apresenta várias espaços de cultura e lazer como o Museu de História, o Museu de História Natural, o Bosque Municipal, a Catedral Cristo Rei, o Santuário de Schoenstatt, o Centro de Eventos Dr. Emílio Humberto Carazzai, dentre outros. Além disso, a cidade abriga um grande resort, com um amplo parque aquático, chalés, suítes, quadras poliesportivas, área para pesca, trilha ecológica, sendo considerado um dos mais completos do Estado do Paraná.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social

SEEC – Secretaria de Estado da Cultura do Paraná – Projeto Paraná da Gente

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...