Publicidade

ARTIGO

Cidade de Corbélia

A cidade de Corbélia está localizada na região Oeste do Estado do Paraná. Faz limites com os municípios de Anahy, Braganey, Cafelândia, Cascavel, Iguatu, Nova Aurora e Ubiratã. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2016, sua população aproximada foi de 17.135 habitantes, distribuídos em uma área de 529 Km². Seu clima é o subtropical úmido mesotérmico, caracterizado por verões quentes e chuvosos, com geadas pouco frequente nos meses de inverno e temperatura média anual de 20ºC.

Quanto aos aspectos econômicos, a produção agrícola tem um papel preponderante, com destaque para as lavouras de cana-de-açúcar, arroz, café, erva-mate (folha verde), feijão, milho, mandioca, soja e trigo. Na pecuária destaca-se o rebanho de bovinos, suínos, gado leiteiro e galináceos.

Por muito tempo, a região onde hoje localiza-se o município de Corbélia, foi habitada pelos índios caingangues. A partir da década de 1940, começaram a chegar famílias de pioneiros provenientes de diversas partes do país, mas principalmente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nos anos de 1950 já havia um pequeno núcleo populacional, formado às margens da estrada que liga Cascavel à região Norte do Estado. O Sr. Armando Zanatto, um dos pioneiros, deu o nome à nova localidade de Corbélia, que vem do francês, “corbeille”, que significa pequeno cesto, em geral de madeira ou vime, que serve para colocar flores, frutas e doces.

O Distrito Administrativo de Corbélia foi criado pela Lei Estadual nº 3.356, em outubro de 1957, pertencendo ao município de Cascavel. Em 1961 seu território foi emancipado, tornando-se município, através da Lei estadual nº 4.382. Sua instalação oficial ocorreu em 08 de dezembro de 1961, e seu primeiro prefeito foi o Sr. Júlio Tozzo.

Dentre os principais eventos que marcam o calendário festivo de Corbélia estão: a Procissão de Corpus Christi, que é celebrada desde 1961 e passa pelas principais ruas da cidade; e a Festa das Flores, em outubro, com exposição e comercialização de flores, apresentações culturais, shows musicais e barracas com comidas típicas.

O município oferece aos seus moradores vários espaços para cultura e lazer, como a Biblioteca Municipal, o Centro Cultural Vereador José Rubim, o Centro de Eventos, o Estádio Paulo Roberto de Souza e o Ginásio de Esportes Senador José Richa.

Fonte:

Fonte: Prefeitura Municipal de Corbélia

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

SEEC – Secretaria de Estado da Cultura do Paraná – Projeto Paraná da Gente

IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...