Publicidade

ARTIGO

Cidade de Contenda

O município de Contenda situa-se no Primeiro Planalto e faz parte da região metropolitana de Curitiba. Está localizado ao Sul da capital do Estado do Paraná, a aproximadamente 39 Km de distância, fazendo limites com Balsa Nova, Araucária, Quitandinha, Lapa e Mandirituba. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população estimada para 2016 foi de pouco mais de 17,7mil habitantes, distribuídos em uma área de 299 Km². Seu clima é subtropical, caracterizado por verões amenos e invernos rigorosos, com incidência de geadas e temperatura média anual de 15ºC.

Quanto aos aspectos econômicos, a cidade tem papel destacado na agricultura, com as lavouras de milho, soja, trigo, batata inglesa, feijão e cebola e uma boa produção de aves para o corte. No setor industrial, existem várias empresas atacadistas e de beneficiamento de grãos, comércio de cereais, sementes, adubos, fertilizantes e transporte rodoviário de cargas nacionais e internacionais.

Segundo registros históricos, na região onde hoje localiza-se Contenda, em meados do século XVIII, já havia um pequeno núcleo de povoamento. No século XIX, por volta de 1895, chegaram à localidade várias famílias de colonos alemães e poloneses, que fundaram, nas proximidades do rio Iguaçu, o núcleo colonial de Contenda. Algum tempo depois, a Colônia de Contenda foi elevada a Distrito Administrativo do município da Lapa. No dia 14 de novembro de 1951, através da Lei nº790, foi criado o município de Contenda, com território desmembrado da Lapa. Sua instalação oficial ocorreu em dezembro de 1952, sendo seu primeiro prefeito municipal, o Sr. Estanislau Szcqypior.

Nos meses de junho e julho várias festas já são tradicionais na cidade: a Festa de São João Batista, acontece há mais de 80 anos, no final do mês de junho, com grande missa e muitos festejos, com fogueira, quadrilhas, pipoca, quentão e brincadeiras; a Festa de SantAna, em julho, com procissão, grande missa e festa com comidas, bebidas e músicas; a Festa de São Cristóvão, também em julho, inclui missa, procissão, benção dos veículos e grande almoço.

Contenda ainda disponibiliza aos seus moradores, alguns espaços para o lazer e cultura, como a Biblioteca Municipal, o Coreto da Praça da Independência e o Centro Cultural.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Contenda

SEEC – Secretaria de Estado da Cultura do Paraná – Projeto Paraná da Gente

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...