Publicidade

ARTIGO

Cidade de Cascavel

Cascavel é uma cidade localizada no oeste do Estado do Paraná, distante aproximadamente 491 Km da capital Curitiba, localiza-se a 781 metros de altitude. Com cerca de 316 mil habitantes, Cascavel é considerada a sexta maior cidade do Estado. 

Cascavel foi uma região ocupada pelos índios caigangues e também pelos tropeiros, a partir da década de 1730. Entretanto, a ocupação de sua área atual iniciou-se no final da década de 1910, junto com o ciclo da erva-mate. Essa cultura, aliás, foi a grande responsável, em um primeiro momento, pelo desenvolvimento da ocupação da cidade, já que trouxe muitos imigrantes eslavos para trabalhar nas lavouras. Entretanto, com o fim dessa atividade, na década de 1930, teve início o ciclo da madeira, que levou à cidade muitas famílias do Sul do país, que começaram a formar a base populacional do local.

Em 1934 foi o criado o distrito de Cascavel, integrante de Foz do Iguaçu e, em outubro de 1938, a localidade foi alçada à condição de sede de distrito administrativo. Finalmente, em 14 de dezembro de 1952, Cascavel foi emancipada e elevada à categoria de município.

Com o título de “Capital do Oeste”, Cascavel conta com mais de 93 de sua população residente na área urbana, e possui como principal base econômica a agropecuária, principalmente na produção de feijão, milho, galináceos, ovinos e suínos. O agronegócio, que na cidade engloba fases desde a cultura até a comercialização, é bastante desenvolvido especialmente no setor de avicultura, com mais de 2 milhões de aves abatidas diariamente. Essa atividade começou na década de 1970, após a cultura da erva-mate e da extração da madeira, que deixaram os recursos naturais praticamente esgotados.

Cascavel destaca-se também como um polo universitário, constituindo-se em um dos mais importantes centros universitários do interior do país, uma vez que reúne mais de 21 mil estudantes em nove escolas de ensino superior, como a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), União Educacional Cascavel (UNIVEL), Universidade Paranaense (UNIPAR), entre outras. Também apresenta-se como um polo industrial, já que conta com mais de 126 empresas que geram mais de 3 mil empregos, que colocam Cascavel como um dos polos regionais do oeste paranaense.

Por ser um polo regional, Cascavel destaca-se também no turismo, principalmente de eventos e negócios. Alguns de seus principais eventos são ligados ao agronegócio, como o Rural Copavel, que tem como principal objetivo a difusão de tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais, e a Expovel, a festa do desenvolvimento sustentável. Ambas contam com exposições, artesanato, gastronomia, shows e desfiles. O município também é considerado polo cultural de expressão mundial, sediando eventos anuais como os festivais de música, dança, artes plásticas, teatro e cinema.

Outros de seus atrativos são o Autódromo Internacional de Cascavel, que recebe muitas competições de corridas de carros, motos e caminhões; as Igrejas Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; o Museu de Arte de Cascavel (MAC); a Biblioteca Pública e o Parque Ambiental, que apresenta o famoso lago municipal de Cascavel.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Cascavel

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...