Publicidade

ARTIGO

Cidade de Campo Mourão

Campo Mourão, localizada no centro-oeste do Paraná, está a 450 quilômetros da capital Curitiba. Possui uma população de cerca de 93 mil habitantes e é, ainda, a cidade polo da Microrregião 12, que agrega 25 municípios, totalizando 325 mil habitantes. A excelente localização do município coloca-o nas rotas de integração para os principais centros urbanos do país e do Mercosul.

A história da cidade começou no século XVII, com os espanhóis, uma vez que a região pertenceu à Província del Guaíra (Assuncion). Em 1765, passou a ser visitada por milícias do governo da Província de Piratininga (São Paulo), que denominaram o vale descampado entre os rios Ivaí e Piquiri, de "Campos do Mourão", em homenagem ao governador provincial, Dom Luiz Antônio de Souza Botelho e Mourão.

Na década de 1890 os “Campos de Mourão” serviam de ponto de descanso dos tropeiros que por lá passavam durante suas viagens para o Mato Grosso do Sul. A partir da década de 1900, famílias paulistas começaram a se instalar em grandes áreas da região, começando a colonização do local.

Até 1943, Campo Mourão pertencia ao município de Guarapuava, entretanto, a partir desse ano, passou à categoria de distrito do município de Pitanga. Finalmente, no dia 10 de outubro de 1947, foi emancipado pela Lei 02/47, sancionada pelo então governador Moysés Lupion.

Atualmente, a cidade possui uma economia dinâmica, com índices cada vez melhores a cada ano, sendo o primeiro município no interior do Paraná em número de geração de empregos. O agronegócio é a atividade que mais o fortalece, difundindo a moderna tecnologia através de duas cooperativas agrícolas reconhecidas nacionalmente e de uma unidade da maior processadora de carnes do mundo. Por isso, Campo Mourão é conhecido como o Polo Brasileiro de Alimentos.

A atividade industrial se destaca, principalmente, na áreas de alimentos, adesivos, eletrônica e têxtil. A prestação de serviços diversificados colocou a cidade entre os 243 principais municípios do mapa de consumo do país, além de ganhar a 17º posição como melhor cidade do Paraná em potencial de mercado. O potencial energético da região também se sobressai, uma vez que Campo Mourão conta com três hidrelétricas: Usina Mourão 1, a Usina Salto Natal e a Cristo Rei.

Um dos motivos pelos quais Campo Mourão é amplamente conhecida no estado, e até mesmo no Brasil, deve-se ao fato de a cidade realizar anualmente, há mais de 20 anos, a Festa Nacional do Carneiro no Buraco, evento gastronômico que acontece sempre no segundo final de semana de julho e que acabou transformando o prato típico em verdadeiro símbolo de Campo Mourão. Além dela, outras festas gastronômicas como o Costelão de São José e a Porco Fest fortalecem o turismo regional.

Os turistas que visitam Campo Mourão possuem muitas opções de passeios na cidade, como o Parque Joaquim Teodoro de Oliveira - Parque do Lago, Eco Museu do Saneamento, Usina do Conhecimento, Catedral de São José e Estação da Luz, Museu Municipal “Deolindo Mendes Pereira”, Calçadão Santuário Nossa Senhora Aparecida-Vila Urupês, Teatro Municipal, Parque Estadual Lago Azul-Usina Mourão, Estação Ecológica do Cerrado, Rua da Gastronomia, entre outros.

 

Fonte: Prefeitura de Campo Mourão

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...