Publicidade

ARTIGO

Cidade de Cambé

Localizada no terceiro planalto paranaense, Cambé é uma cidade da região metropolitana de Londrina, distando 385 Km da capital Curitiba. Com área de 495 Km², possui uma população de cerca de 104.592 habitantes.

Sua fundação data de 11 de outubro de 1947, entretanto, sua história começa muito antes de sua colonização. Nas terras onde hoje está o município, viveram diversos povos indígenas à base de caça, pesca, coleta de frutas, plantas e raízes e de uma agricultura rudimentar. Entretanto, esses grupos foram conquistados e aldeados, através de perseguições, escravidão e guerras.

Na década de 1920, a Companhia de Terras Norte do Paraná passou a adquirir lotes de matas nativas para serem colonizadas. Também nessa época, surgia o incentivo à imigração, devido à difícil situação econômica que se instalara na Europa. As primeiras famílias que lá se estabeleceram em 1932 eram oriundas da cidade alemã de Danzig e, por isso, a cidade foi nomeada de Nova Dantzig. Depois dos alemães, chegaram à região os japoneses, italianos, eslovacos, portugueses, espanhóis e libaneses, e os brasileiros provenientes de São Paulo e do nordeste.

A atividade econômica na época girava em torno da extração de madeiras, além do cultivo de café, algodão e cereais nas comunidades rurais. Entretanto, a parte urbana também começou a crescer, e o núcleo tornou-se centro de abastecimento e prestação de serviços para a população. Surgiram alfaiates, barbeiros, sapateiros, pedreiros, carpinteiros, marceneiros, caixeiros de lojas de armazéns, farmácias e pequenos comerciantes. Assim, devido à sua crescente importância no norte do estado, em 9 de outubro de 1937, Nova Dantzig foi elevada à categoria de distrito judiciário.

Entretanto, com Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, o governo do Paraná obrigou todas as cidades com nomes relacionados aos países inimigos a mudarem suas denominações. Assim, Nova Dantzig passou a se chamar Cambé, nome de um rio que banha o município.

A partir de 1945, começou em Cambé um movimento emancipacionista, encabeçado pelo professor Jacídio Correia e pelo Médico Dr. José dos Santos Rocha. Dois anos depois, no dia 10 de outubro de 1947, o Governador Moysés Lupion assinou uma lei elevando o distrito a município, com sua instalação no dia seguinte.

Cambé, atualmente, possui um rico parque industrial onde destacam-se a agroindústria e indústrias químicas. Já a agricultura é voltada à soja. O turismo na cidade ainda é incipiente, contudo, possui alguns pontos turísticos dignos de visitação, como a Fonte Luminosa, construída em 1963, o Parque Municipal Zezão, na região central da cidade, com muitas árvores, pistas de caminhadas, anfiteatro e arquibancadas, e o Parque Histórico Municipal Danziger Hof, que homenageia os colonizadores alemães, onde encontram-se a casa das famílias Trotz e Zifchak.

Outro atrativo cultural é o Museu Histórico de Cambé, fundado em 30 de outubro de 1985 com objetivo de resgatar e preservar a história e a memória dos povos que colonizaram a cidade. Composto por fotografias, documentos, objetos, revistas, livros e material de arqueologia dos povos indígenas que habitaram a região norte do Paraná, o museu localiza-se no Centro Cultural da cidade, em frente à prefeitura.

Dentre os eventos mais significativos de Cambé, destaca-se a "Festa das Nações", que resgata a preservação e a divulgação da história e da cultura do município. Com muita gastronomia, danças e músicas típicas, o evento coincide com a comemoração do aniversário de emancipação política de Cambé, no dia 11 de outubro.

Fonte:

Portal Online da Prefeitura de Cambé

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...