Publicidade

ARTIGO

Cidade de Boa Vista da Aparecida

O solo ideal para a lavoura cafeeira levou muitas pessoas a colonizarem diversas regiões do Paraná. Entre essas está a cidade de Boa Vista da Aparecida, na região Oeste do Estado que, a partir de 1950, começou a receber seus primeiros moradores, originários dos Estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Nessa época chegaram muitas famílias, dentre elas as de João Pe Valdomiro Fogaça, e logo começou uma disputa pela posse de terras que só finalizou com a instalação de um posto militar.

Após a construção de uma capela em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, os colonos resolveram unir o nome da santa à “boa vista” que a cidade possuía do alto da serra e, dessa forma, o povoado foi denominado como Boa Vista da Aparecida. Elevado à distrito do município de Capitão Leônidas Marques em 1967, conquistou sua emancipação em 22 de dezembro de 1981.

Distando 487 km da capital Curitiba, a cidade é caracterizada por um clima subtropical úmido mesotérmico, de verões chuvosos e invernos sem geadas, e por uma economia onde prevalecem os setores de serviços, com 56; e agropecuário, com 42 de participação no Produto Interno Bruto (PIB) municipal. No setor de indústrias, responsável por 2 do PIB boa-vistense, o destaque está nas fábricas de móveis, gêneros alimentícios e metalurgia. Já a agropecuária conta com importantes criações de aves de corte, bois, peixes e porcos, e o cultivo de milho, feijão, soja e trigo. Em 2007, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calculou para o município um PIB per capita de R$ 6,3 mil.

Contando com uma população estimada de 7,9 mil habitantes em 2016, Boa Vista da Aparecida apresenta uma extensão territorial de aproximadamente 256 km². Para o turismo, a localidade conta com atrativos como as praias fluviais localizadas à beira da represa da Usina Hidrelétrica Governador José Richa, também conhecida como Usina Hidrelétrica de Salto Caxias. Além disso, são realizadas no município as tradicionais festas de aniversário, em dezembro, e em homenagem à padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes, no mês de fevereiro.

Fonte:

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

CNM – Confederação Nacional de Municípios

SEEC – Secretaria Estadual da Cultura do Paraná. Projeto

Portal de Boa Vista da Aparecida

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...