Publicidade

ARTIGO

Cidade de Bituruna

Com cerca de 17 mil habitantes e uma área territorial de 1214 km², Bituruna localiza-se no sul do Estado do Paraná, ao norte do Rio Iguaçu e ao sul do rio Iratim, no domínio do terceiro planalto paranaense. Com uma altitude de aproximadamente 900 metros acima do nível do mar, Bituruna está distante cerca de 350 quilômetros de Curitiba, delimitando-se ao Norte com os municípios de Cruz Machado e Pinhão, ao Sul com os municípios de Palmas e General Carneiro, a Leste com os municípios de Porto Vitória e União da Vitória e a Oeste com o município de Coronel Domingos Soares.

A cidade abriga famílias de diferentes descendências, destacando-se os italianos que espalharam sua cultura e religiosidade na região desde a época da colonização. A história de Bituruna teve início em 1924 sob a denominação de Santo Antônio de Iratin. O povoamento da região formou-se a partir da divisão de fazendas e vendas de lotes, sendo que, em 1926, o povoado passou a ser conhecido como Colônia Santa Bárbara, onde os trabalhos eram executados por oriundos vindos do Rio Grande do Sul, em sua grande maioria italianos. Essa colônia, que obteve sucesso com a extração, industrialização e comércio de madeira, passou a pertencer ao município de Palmas em 1928. Em virtude de um decreto, dez anos mais tarde, o município passou a integrar União da Vitória, todavia, em 1943 passou a pertencer ao município de Palmas, já com a denominação de Bituruna. Em 1954 foi desmembrado de Palmas e elevado à categoria autônoma.

A economia de Bituruna é diversificada, estando em desenvolvimento a implantação do pólo têxtil, mas destacando-se também na agricultura, na produção de vinho, na indústria e na área de madeira.

Famosa por sua culinária local, em Bituruna predominam os pratos italianos como polenta, salame, queijos, vinhos e ainda o churrasco assado na brasa. As festas locais homenageiam os santos das igrejas e unem a população, dentre elas está a Festa de São Cristóvão, São Roque, Nossa Senhora Aparecida e Santa Bárbara. Nessas ocasiões a comunidade celebra, almoça e aproveita os entretenimentos para a família, sempre com muita música, animação, bingo e truco.

Outra festa tradicional é a Festa da Uva, realizada em plena safra para comercializar a produção de uvas e derivados, produzidos por agricultores locais, atraindo visitantes de diversos municípios. A cidade conta com um rodeio anual e com os centros de tradições gaúchas que oferecem atividades durante o ano todo. Tais costumes vieram com os moradores do Rio Grande do Sul no início da colonização de Bituruna.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Bituruna

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...