Publicidade

ARTIGO

Cidade de Balsa Nova

O nome Balsa Nova tem origem ibérica, designando espécie de embarcação que comumente trafega em águas fluviais. A cidade está localizada na Região Metropolitana de Curitiba, na porção sudoeste do Estado, a 42 Km da capital. Abrange o primeiro e o segundo planalto paranaense, com uma área territorial de aproximadamente 400 km ². Com cerca de 11 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem como destaque em sua economia o turismo.

A apropriação da região ocorreu quando, em 1702, a colonização de terras, através da distribuição de Sesmarias, e a procura de ouro haviam dado início à povoação do Brasil colonizado. A atual Capela Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá foi a primeira construção oficial de Balsa Nova, erguida por carmelitas por volta de 1730. Esse patrimônio foi tombado pelo patrimônio histórico e artístico do Paraná, sendo a segunda Igreja Católica do Estado.

Com a intervenção de algumas famílias tradicionais como Alvarenga, Anjos e Chaves, Balsa Nova tomou rumo construindo uma balsa que era puxada por quatro canoas de um lado a outro do Rio Iguaçu. A alegria não durou muito, quando houve uma chuva forte que arrastou a balsa para longe do alcance do povo. Com isso, em 1891, a nova balsa surgiu. Antes chamada de Rodeio, o local então ganhou o nome de Balsa Nova.

Em 1961, pela Lei Estadual n° 4.338, Balsa Nova foi desmembrado de Campo Largo, passando de aglomerado a município. No começo, havia apenas uma madeireira que era ponto referencial da economia regional. Hoje, além de suas fazendas, há em Balsa Nova uma rica história e locais turísticos inesquecíveis, como o Mirante do Cristo, o Recanto dos Papagaios, a Serra de São Luiz do Purunã e o Parque Manancial de Balsa Nova.

Um dos destaques do município é o Distrito de São Luiz do Purunã que, considerado o portal de entrada dos Campos Gerais, tem como principais atrativos fazendas e pousadas que desenvolvem o turismo rural, através de atividades como rodeios, cavalgadas, caminhadas ecológicas e outras opções que aliam natureza e diversão.

Fonte:

Prefeitura de Balsa Nova

Guia Rota dos Tropeiros

Portal Encantos de Balsa Nova

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...