Publicidade

ARTIGO

Cidade de Araruna

Araruna, que significa 'arara negra', está localizada no centro-oeste paranaense e faz divisa com as cidades de Jussara ao Norte, Peabiru ao Leste, Farol ao Sul, e Cianorte a Oeste. O município possui clima seco, com verão quente e chuvoso e inverno temperado e seco. Seus principais rios fazem parte da Bacia do Ivaí, sendo eles o Rio Claro, o Rio Ligeiro e o Rio Guarita. Sua população é estimada em cerca de 13 mil habitantes, com densidade habitacional de 27,6 habitantes por Km².

O município é divido em bairros urbanos, bairros rurais e distrito, o Distrito de São Geraldo. Dentre os bairros urbanos, apresentam-se o Centro, Beija-Flor, San Marino, Cidade Alta, Alessia, Aquarios, Esperança e Araucaria. Já os bairros rurais são: São Vicente, Nova Brasilia, Taquarimbe, Lirial de São Luiz, São Martinho, Pinheirão, Colonia Upa, entre outros aglomerados de menor população.

A economia de Araruna está relacionada à atividade agropecuária, com plantações de soja, milho, trigo, mandioca, cana-de-açúcar, além da produção de leite. Entretanto, a cidade apresenta pequenas e médias empresas, vinculadas, principalmente, à produção de alimentos, móveis e metalurgia.

Apesar de tornar-se um município independente somente em 1953, a história de Araruna é bastante antiga. Logo após o descobrimento do Brasil, o território onde hoje encontra-se a cidade foi palco de inúmeras incursões espanholas, uma vez que nesse período os padres jesuítas mantiveram no território muitas reduções. Um trecho do município teria sido cortado por um dos ramais do Caminho do Peabiru, uma trilha pré-cabralina criada e utilizada por povos indígenas, que ligava o Paraguai ao litoral brasileiro. Por conta dessa ligação, o pequeno e antigo povoado ararunense era conhecido como Caminho do Peabiru.

Mais tarde, em 1948, com a chegada de muitas famílias pioneiras ao povoado, apresentou-se um vertiginoso crescimento, com a formação das primeiras lavouras de café e cereais da região. Em janeiro de 1951, o povoado de Araruna, que nessa época contava com alguns estabelecimentos comerciais, como bares e mercearias, além de uma capela dedicada a Santo Antônio, foi elevado à categoria de Distrito Administrativo de Peabiru.

Fonte:

Portal Online de Araruna

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...