Publicidade

ARTIGO

Cidade de Arapoti

Arapoti, situada no nordeste do estado do Paraná, significa “campos floridos”, e possui pouco mais de 26 mil habitantes, distribuídos em 1.362,061Km² de área. Sua origem remonta à Fazenda Jaguariaíva, de propriedade do coronel Luciano Carneiro Lobo, e suas terras eram ocupadas por gado de corte e serviam como pouso para tropas vindas do sul do país. Seu desenvolvimento deu-se a partir da década de 1910, com a instalação de uma fábrica de papel da Southern Brazil Lumber & Colonization Companye.

Em 1912, com a instalação do Ramal Ferroviário do Paranapanema, que atravessou a fazenda Capão Bonito, houve a instalação de moradores em torno da estação ferroviária “Cachoeirinha”, hoje sede do Memorial Capão Bonito – Casa da Cultura. A cidade passou pelos ciclos econômicos do café e da madeira (que eram produzidos em grande escala na região do norte pioneiro do Paraná) e assim começaram a chegar, a partir de 1916, os imigrantes, inicialmente espanhóis e poloneses, para o trabalho nas lavouras.

Sua emancipação ocorreu no dia 18 de dezembro de 1955 e, em 1960, começaram a chegar os imigrantes holandeses, que fundaram a Cooperativa Agroindustrial (Capal), atualmente integrante do grupo ABC (do complexo Batavo). A criação da cooperativa transformou o município em polo de alta tecnologia em agricultura e pecuária com destaque para a produção de soja, milho, trigo, suínos, frangos e gado holandês leiteiro de alta linhagem. Já na década de 1980, o município tornou-se uma das mais modernas indústrias papeleiras do país, graças à construção da fabricante de papel e celulose Inpacel Indústria LTDA.

Um dos destaques da cidade são suas reservas ecológicas, como a Reserva Ecológica Poty e o Cerrado das Cinzas, que tornaram-se, também, grandes atrativos turísticos. Entretanto, outros atrativos culturais e naturais podem ser citados, como o Memorial Capão Bonito- Casa da Cultura, a Casa do Lembrador, o Museu do Trator, a cachoeira Tigrinho, a Linha Verde, o Rio das Cinzas, a Casa do Artesão e os atrativos relacionados à imigração e cultura holandesa, como o Moinho Holandês, o Museu da Colonização Holandesa e a Colônia Holandesa.

Fonte:

Portal Online da Prefeitura de Arapoti

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...