Publicidade

ARTIGO

Cidade de Amaporã

A palavra “amaporã” é originária da língua tupi-guarani e apresenta dois possíveis significados, “costume bonito” ou “chuva bonita”. Situada na região Noroeste do Paraná, a cidade de Amaporã recebeu seus primeiros colonizadores no final da década de 1940, atraídos pelo solo fértil, ideal para lavoura cafeeira e de subsistência. Com uma população formada por espanhóis, italianos, japoneses e portugueses, a localidade, antes denominada como Jurema, também foi colonizada por alagoanos, baianos, cearenses, mineiros, paraibanos, paulistas e potiguares.

Desmembrado de Paranavaí, o município conquistou sua emancipação em 1960, sendo instalado em 12 de novembro desse mesmo ano. A denominação “Amaporã” foi instituída em 1961. Com um clima classificado como subtropical úmido mesotérmico, com temperaturas superiores a 22°C no verão e inferiores a 18°C no inverno, Amaporã possui uma população estimada para 2009, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 5,4 mil habitantes em uma área de 385 km².

Na economia, a maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) municipal vem do setor de serviços, com 67. Em segundo, aparece a agropecuária com a criação de bovinos e o cultivo de laranja e mandioca. Por fim, a indústria voltada aos produtos alimentares e de minerais não metálicos, representa 4 do PIB municipal. Em 2007, o valor calculado pelo IBGE foi de R$ 8,5 mil no PIB per capita.

Como atrativo amaporense, destaca-se o Parque Estadual de Amaporã, com aproximadamente 205 hectares às margens da rodovia PR-218, sendo que desses 70 é de mata nativa e 30 de mata em recuperação. Com diversas espécies em sua fauna e flora, o parque é aberto à visitação e possui trilhas que indicam o melhor caminho para observação. Nas festas já tradicionais e que atraem visitantes todos os anos, está a comemoração do aniversário de Amaporã, também conhecida como AmaFest, com shows, competições e comercialização de produtos locais; e ainda a Festa de Nossa Senhora de Fátima, padroeira municipal, na data de 13 de maio.

 

Fonte:

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

CNM – Confederação Nacional de Municípios

Portal PARANACIDADE

Portal Turismo Regional

SEEC – Secretaria Estadual da Cultura do Paraná. Projeto

 

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...