Publicidade

ARTIGO

Cidade de Alvorada do Sul

Seguindo o exemplo de outras cidades do Norte Central do Paraná, a cidade de Alvorada do Sul também foi fundada por uma empresa colonizadora, a Lima, Nogueira Comercial & Exportadora. Na década de 1940, essa companhia comprou vários lotes de terra e os dividiu conforme um plano de urbanização anteriormente planejado. Essas terras foram vendidas principalmente entre moradores vindos do Estado de São Paulo e que desejavam boas terras para o plantio de café e cereais. Elevado à distrito do município de Porecatu em 1947, Alvorada do Sul conquistou sua emancipação somente em 1951, sendo oficialmente instalado em 14 de dezembro de 1952.

Com denominação baseada no primeiro nome do povoado, Fazenda Alvorada, agregando o “Sul” para diferenciar de outra cidade de mesmo nome, Alvorada do Sul possui uma população estimada de 9,2 mil habitantes, distribuídos por uma área total de 424 km². De clima subtropical úmido mesotérmico, com verões chuvosos e temperaturas altas e invernos de poucas geadas e temperatura média inferior a 18°C, o município conta com uma economia na qual o setor de serviços atua com 64 de participação no Produto Interno Bruto (PIB) municipal; seguido por 35 da agropecuária, com a cultura de soja, cana-de-açúcar e milho; e 1 da indústria de produtos alimentares, minerais não metálicos, metalúrgica e madeireira. Em 2007, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calculou um PIB per capita de cerca de R$ 10 mil para os alvoradenses-do-sul.

Às margens da represa da Usina de Capivara, Alvorada do Sul apresenta como destaques de sua paisagem o Centro Cultural Manoel Palma Cano, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma fonte e demais monumentos localizados na praça Prefeito Antônio Souza Lemos, também conhecida como praça Central.

Anualmente, o município é palco de festas já tradicionais em seu calendário como a Festa da Pesca ao Barbado, com barracas gastronômicas, atividades recreativas, exposições e um campeonato de pesca no rio Paranapanema, realizada no mês de novembro; no mês de junho as festas junina e em homenagem à padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; e, em dezembro, a festa em comemoração ao aniversário de Alvorada do Sul.

 

Fonte:

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

CNM – Confederação Nacional de Municípios

Portal PARANACIDADE

SEEC – Secretaria Estadual da Cultura do Paraná. Projeto

 

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...