Publicidade

ARTIGO

Cidade de Alto Paraíso

Localizada na região Noroeste do Estado do Paraná, a cidade de Alto Paraíso foi criada por iniciativa da Companhia Brasileira de Imigração e Colonização (COBRINCO), a partir da década de 1940, devido ao processo de povoamento da localidade vizinha, Umuarama. Nessa época, Alto Paraíso, conhecida primeiramente como Vila Alta, recebeu seus primeiros habitantes que ficaram responsáveis pela abertura de estradas de acesso e de ruas. Com isso, a vila foi elevada à categoria de distrito de Umuarama e, na data de 09 de maio de 1990, recebeu sua emancipação. Contudo, sua denominação de Vila Alta para Alto Paraíso só foi alterada após um plebiscito realizado em 2004.

Estando a 498 km de distância de Curitiba, o município conta com uma população estimada de 3.200 habitantes, distribuídos por uma área total de aproximadamente 968 km², segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000. Seu clima é caracterizado como subtropical úmido mesotérmico, com verões chuvosos e invernos de raras geadas. Na economia, o destaque vai para o setor agropecuário que representa 57 do Produto Interno Bruto (PIB) municipal, com a produção de algodão e criação de bovinos. Sendo seguido pelo de serviços com 42 e a indústria, baseada em produtos alimentares, com 1. Em 2007, o valor calculado para o PIB per capita foi de R$ 9 mil.

Entre os seus principais atrativos estão as praias e ilhas fluviais, ideais para a prática da pesca, e o Parque Nacional da Ilha Grande. A Prainha do Camargo, por exemplo, tem uma extensão de 3 mil m² em suas épocas de seca, sendo muito procurada pelos visitantes. Com 120 mil m², a Ilha do Denis é procurada para pesca e pelos ecoturistas e pesquisadores, devido à sua fauna composta por capivaras, antas e jacarés do papo amarelo. Para a pesca existem ainda o Canal do Camargo, entre a ilha Bandeirantes e a Prainha do Camargo; o Canal Izumi, com 40 km de extensão; o Pontal do Tigre, entre a Ilha do Denis e a Bandeirantes; e o Poço do Jaú, muito utilizado por pescadores à noite, com 2 mil m² de área por 300 metros de profundidade.

No segmento do ecoturismo, Alto Paraíso conta também com a Mata do Bugio, que recebe esse nome pela existência de macacos dessa espécie na área da mata. Além de uma fauna diversificada, a mata conta com uma trilha de 1.700 metros e uma flora formada por canelas, ipês amarelos e perobas. Outro destaque é o Parque Nacional da Ilha Grande, com área de aproximadamente 79 mil hectares, que se estende da cidade de Guaíra até o Estado do Mato Grosso do Sul, na foz do rio Amambaí. O parque foi criado em setembro de 1997 pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com apoio do Consórcio Intermunicipal para a Conservação do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa), e possui diversas ilhas para passeios de barco e visitação turística.

Outra fonte de atração de turistas para o município são as festas e eventos, como a Festa da Piapara na Telha, que já ultrapassou de 20 edições; o Torneio de Prova de Laço; a Festa Peão Boiadeiro Vila Rural Ilha Grande e as tradicionais festas de aniversário de Alto Paraíso, em 9 de maio; e em homenagem à padroeira Nossa Senhora de Fátima, na data de 11 de maio.

 

Fonte:

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

CNM – Confederação Nacional dos Municípios

Portal PARANACIDADE

Portal da Rede de Turismo Regional

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...