Publicidade

ARTIGO

Cidade de Almirante Tamandaré

O município paranaense de Almirante Tamandaré está localizado na região sudeste do estado e compreende a Região Metropolitana de Curitiba, ao norte da capital. Com uma extensão aproximada de 276,105 km2 e uma população estimada em 95.483 habitantes, a cidade destaca-se pela produção agrícola, em especial dos hortigranjeiros, batata, milho e feijão. Além disso, o município é reconhecido pela sua relevante produção de minério, a exemplo da cal virgem, cal hidratada e minerais virgens, os quais o colocam dentre os mais importantes produtores do segmento no Estado.

Inicialmente habitada pelos índios Tinguis, as terras de Tamandaré tiveram na exploração do ouro o marco do seu desenvolvimento. Em 1888 o então povoado recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição do Cercado, elevando-se à condição de Vila um ano mais tarde e sendo solenemente inaugurada em 1890 com o nome de Vila Tamandaré, em homenagem ao Almirante Marquês de Tamandaré, patrono da marinha do Brasil. Em 1943 o distrito, que já pertencia à região de Curitiba, passou a denominar-se “Timoreira” e foi submetido à jurisdição de Colombo. Em 1947 a então Timoreira foi desmembrada do município de Colombo e em 1956 passou a se chamar Município de Almirante Tamandaré, seu nome atual.Com uma grande área verde e clima favorável, a cidade é ideal para quem busca uma vida saudável. Aproveitando-se deste potencial, são oferecidos serviços de tratamento e descanso a pessoas estressadas, doentes e obesas, bem como o tratamento de diversas enfermidades através de métodos da medicina natural, como o uso de plantas curativas e o banho de barro medicinal da região.

É desse potencial natural que surgem algumas das opções de lazer ofertadas ao visitante. Aos admiradores do turismo ecológico, passeios como o do Parque Ambiental Jardim Mônica, do Recanto dos Padres, do Parque Ambiental Aníbal Khury e do Circuito da Natureza de Turismo Rural são algumas das excelentes oportunidades de integração homem-natureza, que se realizam em atividades que vão desde trilhas à equitação terapêutica. Além disso, o Município de Almirante Tamandaré possui um admirável patrimônio cultural expresso tanto em seus monumentos, a exemplo da Igreja de Nossa Senhora da Luz e Prefeitura Velha, esta tombada em 1994 pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná, quanto pelas suas manifestações artísticas e culturais, tal como os festejos de Santo Antônio, do Divino Espírito Santo, de Nossa Senhora da Luz e de São Pedro.

 

Fonte:

Portal da Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré.

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...