Publicidade

ARTIGO

Cidade de Agudos do Sul

Agudos do Sul possui cerca de nove mil habitantes e uma área territorial de 192 km², destacando-se por ser uma terra pacata, tranquila e repleta de história, luta e esforços dos antepassados. A cidade, que faz parte do Estado do Paraná, encontra-se a 67 Km da capital Curitiba, limitando-se com o município paranaense de Mandirituba ao Norte, e com as cidades catarinenses de Tijucas do Sul ao Leste e Quitandinha e Pien a Oeste.

A cidade é conhecida por sua típica gastronomia do biju e da mandioquinha salsa, além de sua multirreligiosidade presente nas comunidades e retratada em variadas festas. Agudos do Sul nasceu a partir da cultura da erva-mate e dos imigrantes europeus, os quais deixaram um legado que pode ser resgatado através dos moradores e de objetos antigos como os monjolos, moinhos de grãos e estufas de fumo.

Agudos do Sul teve em seus primórdios a colonização do século XIX com a família de João Alves Pires, enviada pelo rei de Portugal como pioneira na região. Todavia, o tenente coronel da guarda, José Machado Fagundes, foi considerado o principal colonizador, dando início a um pequeno povoado no lugar. No ano de 1902 foi criado o primeiro distrito policial da localidade que, subordinado ao município de São José dos Pinhais, representou um marco para aqueles que começaram a trabalhar em armazéns e serviços regionais. Em 1903 José Machado Fagundes tornou-se o primeiro escrivão distrital e, nesse mesmo ano, o povoado foi elevado à categoria de Vila, recebendo o nome de Agudos. Na década de 40 a Vila teve sua denominação alterada para Carijós, sendo elevada à categoria de distrito de São José dos Pinhais, de onde foi desmembrado em 1947, passando a chamar-se Agudos do Sul. Já em 1960, foi criado o município que, em 1997 passou a fazer parte da região metropolitana de Curitiba.

Com um clima subtropical úmido, verões frescos, geadas severas e temperatura média de 16,5ºC, a economia de Agudos do Sul é baseada na agricultura, tendo a maior produção de mandioquinha salsa no Brasil, com uma área de plantio de certa de 1.500 hectares. Outras atividades realizadas na cidade são as relacionadas às culturas de hortifrutigranjeiros, fumo, milho e feijão, bem como a agricultura orgânica, que tem sido aprimorada e resgatada na região.

Na área da educação, a cidade conta com o projeto educacional "o futuro é agora" que visa facilitar a aprendizagem dos alunos através da música, teatro, dança e pintura. Com o intuito de desenvolver a musicalidade e expressão corporal, as escolas buscam melhorar as atividades oferecidas e retirar as crianças do tempo ocioso da rua, incentivando seu crescimento pessoal e intelectual. Desta forma, são oferecidas oficinas de tarefas, expressão corporal, musical e artes com projeto de reciclagem.

Apesar de não possuir uma grande população e de não apresentar uma área territorial muito extensa, esse município hospitaleiro e acolhedor possui diversas opções de lazer, como as paisagens rurais situadas nos relevos da Serra do Piador e do Cabral. Em Agudos do Sul é possível ainda conhecer as belezas da Estância Ribeiro Grande, do Clube de Campo Caminho das Pedras, o Sítio Rincão Alegre, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e a Capela de Pedra da Comunidade de Areias.

 

Fonte:

Prefeitura Municipal de Agudos do Sul

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...