Publicidade

ARTIGO

Cidade de Ângulo

O município de Ângulo localiza-se no Noroeste do Estado do Paraná. Sua população estimada em 2009 foi de 2.800 habitantes, distribuídos em uma área de 106 Km². O clima é o subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes e chuvosos, temperatura média anual superior a 15ºC. O inverno caracteriza-se por geadas pouco frequentes e nesse período a temperatura é inferior a 18ºC, sem estação seca definida.

Os primeiros registros de povoamento da região datam da década de 1940, quando um grupo de imigrantes russos, dentre eles Basílio Pertesew, Dimitri Novikov e George Felmanas, compraram da Companhia de Terras Norte do Paraná, uma área de terras, com a intenção de formar fazendas de café. O primeiro nome dado à localidade foi fazenda Dois Irmãos, uma homenagem aos dois filhos de Basílio Pertesew.

Com os olhos no futuro, esses pioneiros vislumbraram a possibilidade de formarem uma cidade. Assim, separaram uma área de trinta alqueires para organizar um pequeno núcleo urbano. O projeto urbanístico ficou a cargo do engenheiro Novikov. Com o povoado já formado, passou a chamar-se ngulo. No dia 12 de setembro de 1961 foi criado o Distrito Administrativo de Ângulo e, em setembro de 1990, foi elevado à condição de município, com território desmembrado de Iguaraçu. Sua instalação oficial ocorreu no dia 1º de janeiro de 1993.

A origem do nome da cidade deve-se ao fato de que sua sede urbana, na época da colonização, estava localizada na divisa das terras da antiga Companhia de Terras Norte do Paraná, com a Gleba Interventor, de propriedade do governo estadual. Essa divisa formava um ângulo com as cidades de Maringá, Iguaraçu e Flórida.

Atualmente, a principal atividade econômica do município é a agropecuária, com destaque para as lavouras de milho, soja, trigo, algodão e café; na pecuária o gado de corte e leiteiro, suinocultura e a produção de galináceos.

No calendário festivo de Ângulo os principais eventos são: a Festa de São Sebastião, em janeiro, a Festa de São Cristóvão, em agosto, a Exposição Agroindustrial de Ângulo, em setembro e a Cavalgada Nossa Senhora Aparecida, em outubro.

 

Fonte:

FERREIRA, José Carlos Vicente. Municípios paranaenses:

origens e significados de seus nomes. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, 2006. (Cadernos Paraná da Gente nº 5)

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...