Publicidade

ARTIGO

Cidade de Campina Grande

Campina Grande, cidade paraibana localizada na região nordeste do Brasil e no agreste paraibano, faz divisa ao Norte com os municípios Lagoa Seca, Massaranduba, Pocinhos e Puxinanã; ao Sul com Boqueirão, Caturité, Fagundes e Queimadas; ao Leste com Riachão do Bocamarte; e a Oeste com Boa Vista e está a 133 Km da capital João Pessoa. Configura-se como uma região privilegiada entre as serras do Compartimento da Borborema, cuja posição geográfica lhe rende a condição de cidade de grande movimento comercial com título de "Rainha da Borborema, o Coração da Paraíba".

Considerada uma das mais antigas localidades do interior do estado da Paraíba, foi primitivamente uma aldeia de índios Cariris. Em 1697, o português Teodósio de Oliveira Lêdo, fixou na região a tribo dos Ariás. No ano seguinte, os índios começaram a ser catequizados por um franciscano enviado pelo governador na Capitania, Manoel Soares de Albergaria.

Sendo uma região com boa posição geográfica, entre o alto sertão e a zona litorânea, possuindo terras propícias às culturas de mandioca, milho e outros cereais indispensáveis à vida dos colonos, converteu-se rapidamente em povoado próspero, e em 1769 era freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, no entanto, no ano de 1790, transformou-se em vila sob a denominação de Vila Nova da Rainha.

A história da população campinense é marcada por alguns movimentos revolucionários datados de 1817, 1824 e 1848, porém, em 1874 houve no município a imposição do "Quebra-quilos", motivada principalmente pela decretação de impostos e adoção do novo sistema de pesos e medidas, estendendo-se o movimento a várias outras cidades e províncias do Nordeste.

No ano de 1888, Campina Grande já possuía cerca de quatro mil habitantes e era talvez a mais populosa e próspera localidade do interior da paraibano. Com movimento comercial intenso para essa época, passava por ali a principal estrada que ligava os sertões paraibanos e rio-grandenses do Norte às cidades da Paraíba e do Recife. O ramal da Great Western of Brazil Railway Company, hoje Rede Ferroviária do Nordeste, foi inaugurado em 1907, a iluminação elétrica chegou em 1919 e o serviço de abastecimento de água em 1939, visto que tais fatores foram decisivos no para o progresso local.

Atualmente Campina Grande é considerada uma das mais importantes cidades do interior nordestino do país, e mantém, com muito orgulho, a característica de cidade festiva e hospitaleira. Essa cidade paraibana cultiva o espírito das fortes manifestações folclóricas, fazendo com que seu povo cresça com orgulho de fazer dos seus valores, tradições e costumes, uma grande festa. Assim, Campina Grande, é a referência para violeiros, cordelistas e artistas de vários perfis, e é berço de formação musical de Jackson do Pandeiro, Marinês, António Barros e Cecéu, Genival Lacerda, entre outros.

Com um clima agradabilíssimo, preserva um forte sentimento de autoestima que contagia seus visitantes. Com o título de cidade mais dinâmica da Paraíba, concedido pela Gazeta Mercantil, por conservar um elevado nível de qualidade de vida e um excelente padrão de limpeza urbana e bons indicadores de saúde pública, educação e saneamento básico, possui uma situação privilegiada em relação aos demais municípios nordestinos.

Como já citado, Campina Grande é uma cidade festiva, sendo assim, possui um calendário fixo de eventos, no qual destaca-se O Maior São João do Mundo, uma das maiores e melhores festas populares do País que dura o mês de junho inteiro. Também, no mês fevereiro, período de Carnaval, possui os Encontros Religiosos e Ecumênicos; nos meses de março e outubro as Grandes Vaquejadas; em abril o Micarande; em julho o Festival de Inverno; em dezembro o Natal dos Sonhos; e no decorrer do ano, Feiras de Empreendedorismo, Bienais de Tecnologia, Congressos, Simpósios, Seminários, entre outros.

Fonte:

Portal online Prefeitura de Campina Grande

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...