Publicidade

ARTIGO

Cidade de Areia

De clima europeu, marcado por temperaturas que variam de 8°C no inverno e 30°C no verão, a cidade de Areia, no estado da Paraíba, é parada obrigatória para aqueles que desejam conhecer a história e a cultura do Brasil.

Localizada a 136 km² da capital, João Pessoa, o local possui uma trajetória marcada por vários acontecimentos como a Revolução de 1917, a Rebelião dos Quebra-Quilos (1847), a Abolição da escravatura (1888) e a Revolução de 1930.

Com ar de cidade do interior, tendo 266 km² de extensão, o município servia como território da tribo indígenas Bruxaxá, sendo posteriormente explorada por portugueses em 1925.

A influência de seus colonizadores está refletida em várias construções, tombadas como patrimônios históricos da cidade. Dentre esses monumentos estão pontos turísticos marcantes como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, edificada por escravos no século XVII; o Museu Regional de Areia, que conserva obras dos artistas locais; e o Teatro Minerva, construído no ano de 1859 por famílias de maior poder aquisitivo da época.

Com uma população estimada de 22.940 habitantes (IBGE 2016), a cidade foi o berço de pessoas famosas e importantes. Nesta cidade nasceu o Padre Azevedo, inventor da máquina de escrever, e o pintor Pedro Américo de Figueiredo e Melo, consagrado e reconhecido internacionalmente por expor seus trabalhos entre pintores célebres da Galeria degli Uffizzi, em Florença.

Religiosa e com numerosos católicos, a cidade destaca-se pela cultura, artesanatos e pinturas de artistas locais, chegando até a ser cenário do romance A Bagaceira e da Revolta do Quebra-Quilos.

Quem visita a região também pode fazer turismo rural. São vastas as áreas verdes, com riachos e cachoeiras de águas cristalinas misturadas a vales férteis. Dentre toda essa beleza e preservação da natureza estão também espalhados pelo local 28 engenhos, conservados pelos anos, que produzem cachaça e rapadura. Conhecer Areia reserva para os turistas uma lembrança única, de um lugar onde o passado e o presente se unem e fazem história.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Areia.

IBGE.

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...