Publicidade

ARTIGO

Cidade de Santarém

O município de Santarém é o terceiro mais populoso do estado do Pará, com aproximadamente 294.447 habitantes (2016). Conhecido como a “Pérola do Tapajós”, fica localizado na confluência dos rios Amazonas e Tapajós e sua extensão é de 17.898 km². Sua distância da capital Belém é de 1.375 km.

O clima predominante na região é quente e úmido, característico das florestas tropicais, não estando sujeito à mudanças significativas de temperatura devido sua proximidade da linha do equador. A temperatura média anual varia de 25º a 28ºC, com umidade relativa média do ar de 86%. A precipitação pluvial média anual é de 1920 mm, com maior intensidade no chamado período de inverno, que ocorre de dezembro a maio, quando a precipitação média mensal varia de 170 mm a 300 mm. Nos meses de junho a novembro ocorre o período mais seco, correspondendo ao verão regional.

O seu relevo é composto pela planície amazônica, o planalto rebaixado da Amazônia, e o planalto Tapajós-Xingú. Já sua hidrografia é formada pela bacia do rio Amazonas, do rio Arapiuns, Tapajós, Moju, Mojuí, e Curuá -Una.

As atividades econômicas da região estão concentradas na agricultura de mandioca, milho, feijão, arroz, soja, laranja, banana, abacaxi e tangerina, na pecuária de bovinos, suínos, bubalinos, eqüinos, caprinos e ovinos, e na avicultura com frangos de corte e ovos. O extrativismo local está voltado para a extração da madeira, a pesca, o extrativismo vegetal, borracha, castanha-do-pará, copaíba e andiroba. Em Santarém, as principais atividades comerciais estão nas confecções, lojas de calçados, móveis, utensílios domésticos e eletroeletrônico. A indústria é representada na cidade pela produção de alimentos, construção civil, artefatos de madeira, torrefadoras de café e padarias.

A cidade foi fundada pelo Padre João Felipe Bettendorff, em 22 de junho de 1661, recebendo o nome em homenagem à cidade portuguesa de Santarém. Quando chegou no local, o fundador construiu a primeira capela de Nossa Senhora da Conceição. Em 1697, foi inaugurada a Fortaleza do Tapajós, em uma colina próxima ao rio Tapajós, para melhor proteção dos ataques de estrangeiros.

A região foi elevada à categoria de vila, em 14 de março de 1758, por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, que era o governador da Província do Grão-Pará, mantendo o nome de Santarém, e, em 1848, foi elevada à categoria de cidade por conseqüência de seu crescente desenvolvimento.

Na cidade, é possível observar a cerâmica Tapajós, onde são conservados os vasos de gargalo e o de cariátides. Essa cerâmica é uma das mais antigas e, de tão perfeita, chega a ser comparada com a mais fina porcelana chinesa, existem peças espalhadas por vários museus do mundo, em Santarém encontra-se um pequeno legado dessas peças no Centro Cultural João Fona.

Uma das atrações turísticas do local é a vila de Alter-do-Chão, a aproximadamente 30 km da cidade. Trata-se de uma vila balneária chamada de Caribe brasileiro, pelas praias belíssimas, o Lago Verde, a ilha do amor e a Festa do Sairé, quando ocorre a disputa dos Botos Tucuxi e Cor-de-rosa. Outro evento que movimenta a cidade é a celebração do Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade que conta com atrações culturais e a Caminhada de Fé com Maria, saindo da Vila de Mojuí dos Campos, percorrendo 37 km até a Catedral de Santarém.

Fonte:

Texto adaptado do portal da prefeitura.

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...