Publicidade

ARTIGO

Cidade de Marabá

A cidade de Marabá pertence ao Estado do Pará e fica localizada entre dois grandes rios, o Itacaiúnas e Tocantins, conferindo à região um formato de “Y” vista de cima. Seus 15.128 km² de extensão são divididos em cinco núcleos urbano, Marabá Pioneira, localizada as margens dos rios, Cidade Nova, Nova Marabá, São Félix I e II. O município, que compõe o sudeste paraense, é limítrofe com as cidades de Itupiranga, Jacundá, Rondon do Pará , São Geraldo do Araguaia, Curionópolis, Parauapebas, São Félix do Xingu, Bom Jesus do Tocantins, São João do Araguaia e Senador José Porfírio.

A formação da cidade começou com o povoamento da bacia do Itacaiúnas, que a partir de 1892 foi ocupada pelos colonizadores. Apesar dessa região ter sido explorada pelos portugueses ainda no século XVI, ela permaneceu sem ocupação efetiva durante quase 300 anos. Mesmo tendo sido fundada em fevereiro 1913 por reivindicação da comunidade marabaense, o município só foi instalado formalmente meses depois. Já em 1929, a cidade, que era composta por 450 casas e 1500 habitantes fixos, recebeu iluminação através de uma usina à lenha. Outro marco importante em seu desenvolvimento foi a abertura da rodovia PA-70, em 1969, ligando a cidade à rodovia Belém-Brasília.

Até os anos de 1980, a base de sua economia era o extrativismo vegetal, porém, a crise da borracha levou o município a explorar a castanha-do-pará, o que deu início a um novo ciclo. Essa fase produtiva liderou por anos a economia municipal, contudo, Marabá também teve suas atividades voltadas para os garimpos, onde o destaque foi a extração do ouro.

Atualmente, o local assume o papel de centro econômico e administrativo de uma vasta região da fronteira agrícola amazônica. Sua agroindústria trabalha com processamento de polpas, farinha de mandioca, beneficiamento de arroz, leite e palmito. Além disso, a cidade conta com mais de 200 indústrias, sendo a siderúrgica a mais importante. A cidade também possui grande representatividade na indústria madeireira e na fabricação de telhas e tijolos.

As demais atividades produtivas são voltadas para os produtos extrativos da pesca, lavoura e pecuária, que destaca-se pela qualidade do seu rebanho, resultado do uso de tecnologia de ponta na seleção e fertilização dos animais. De forma complementar, as atividades comerciais de Marabá contam com aproximadamente 5 mil estabelecimentos, e o seu setor de serviços oferece atendimento na área hospitalar, financeira, educacional, de construção civil entre ouros.

O município vive em constante processo de desenvolvimento, o que também pode ser mensurado pelo aumento crescente de sua população, que é de 266.932 habitantes, segundo dados do IBGE de 2016. Sua extensão recebe constantemente pessoas de outros Estados, o que confere ao território um grande número de de maranhenses, goianos, piauienses, baianos, paulistas e pernambucanos.

Das belezas naturais pertencentes à cidade, o ponto mais visitado pelos moradores e visitantes é a praia do Tucunaré. Situada em frente ao núcleo da Marabá Pioneira, as areias começam a ser avistadas em meados de abril, mas é no mês de julho que a praia torna-se a atração principal da região. O local é emergente da vazante do rio Tocantins, que logo após o período das chuvas ocupa uma extensão de aproximadamente 5 km², sendo que três quartos são de areia fina e um quarto de formação vegetal. A praia proporciona práticas de esportes náuticos e de areia, camping, pesca esportiva e acesso à culinária típica.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Marabá.

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...