Publicidade

ARTIGO

Cidade de Ananindeua

A cidade de Ananindeua, localizada na grande Belém, no Estado do Pará, é o segundo mais populoso município do Estado, com 510.834 habitantes (2016). Sua posição geográfica é margeada pelo Rio Maguari onde localizam-se 14 ilhas. O arquipélago tem sua natureza quase intocada e serve como um verdadeiro centro de reprodução de toda diversidade biológica da floresta Amazônica. As ilhas de Ananindeua são quase todas habitadas por pequenos povoados, a estrada do povo ribeirinho é o próprio rio e o seu meio principal de locomoção são as canoas, que levam e trazem produtores, alunos, professores e visitantes.

A origem do nome Ananindeua é tupi, e foi dado à localidade por causa da quantidade de árvores chamadas Anani, que produzem a resina de cerol utilizada para lacrar as fendas das embarcações. A fundação do povoado está diretamente ligada ao estabelecimento da estação ferroviária da Estrada de Ferro de Bragança, instalada no local. A cidade pertencia à circunscrição de Belém, e a partir da inauguração da estação sua população começou a crescer, sendo reconhecida como freguesia, e mais tarde, como Distrito de Belém. Apenas em 1944, foi efetivamente criado o município de Ananindeua.

Sua área de 190 km² faz limites com os municípios de Belém, Marituba, Benevides, e com o rio Guamá. A vegetação da região é caracterizada pela floresta secundária, proveniente do desmatamento nas áreas reservadas para o cultivo de espécies típicas, como a virola ou ucuuba, a andiroba, o açaí e o miriti ou buruti. Esse desmatamento alcançou 78,03% em 1986, sendo os acidentes geográficos com maior necessidade de preservação os rios Benfica, Maguari-Açu e Guamá e Igarapés. O clima local possui umidade relativa em torno de 85%, com temperatura elevada de 25°C e chuvas regulares concentradas de janeiro a junho.

A cidade promove festas típicas como o Carnanindeua, que acontece há mais de dez anos e reúne mais de 60 mil pessoas. Suas atrações são os blocos de micareta animados por bandas em cima de trios-elétricos. Já o Forronindeua tem um público médio de 40 mil pessoas em quatro noites de festa. No evento acontecem várias apresentações de quadrilhas juninas e cantores da terra. Em Ananindeua existem mais de 60 grupos de quadrilhas compostos por jovens de 16 a 30 anos.

A tradição de Ananindeua é marcada pelo Círio de de Nossa Senhora das Graças que, considerado um dos maiores eventos eclesiásticos da região, acontece há mais de 62 anos e chega a reunir mais de três mil pessoas em procissão pelas ruas do município. Completando o cenário regional, sua tradição religiosa é marcada pelo Círio da cidade, que é considerado um de seus maiores eventos eclesiásticos.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Ananindeua

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...