Publicidade

ARTIGO

Cidade de Uberlândia

Uberlândia é uma cidade localizada no oeste de Minas Gerais, na região sudeste do Brasil.

Os primeiros acessos à região de Uberlândia se deram pelas aventuras propostas nas entradas e bandeiras abertas rumo ao desconhecido sertão brasileiro, ainda no século XVII. Com o passar do tempo, essas expedições, com a missão de ocupar a terra, iam formando pequenos povoados.

A cidade de Uberlândia formou-se, entre 1810 e 1812, a partir da ocupação de suas terras por produtores pecuários deslocados das antigas áreas de exploração mineral de Minas Gerais. A sua ocupação e povoamento tinha a função na produção de alimentos para o suprimento do fluxo populacional, nas regiões de explorações de ouro e para aqueles que se deslocavam entre o sudeste e o Centro-Oeste.

A partir daí, o fluxo constante de pessoas foi o motor de desenvolvendo do lugar, que já foi conhecido por São Pedro do Uberabinha, depois apenas Uberabinha e, em 1929, passou a denominar-se Uberlândia.

A maior parte da população atual de Uberlândia se concentra na zona urbana. O município dista cerca de 540 Km da capital mineira, Belo Horizonte. Está a cerca de 600 km de São Paulo, a 308 km de Goiânia e a 430 km da capital federal, Brasília. Localiza-se na mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba fazendo conjunto com outros 35 municípios, entre esses, fazem divisa com Uberlândia: Araguari, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Prata, Veríssimo e Uberaba. Com temperatura média anual de 22°C, o clima é caracterizado pela ocorrência de verões úmidos (os meses de outubro a novembro são os mais quentes) e invernos secos.

O Triângulo Mineiro é uma das regiões mais desenvolvidas do interior de Minas Gerais. Destaca-se pelas suas cidades em constante modernização e pela busca de novas estruturas para recepção de negócios, turismo e comércio. Boa parte desse impulso, foi dado pelo capital acumulado com o crescimento das indústrias e pelo agronegócio. Compartilhado a esse desenvolvimento econômico estão as atividades consolidadas na área do comércio atacadista e telecomunicações.

Como acesso à Uberlândia, podem ser percorridas as rodovias federais BR-262, BR-245, BR-365, BR-050 e BR- 497. Possui também um Aeroporto, o Ten. Cel. Av. César Bombonato, por onde circulam anualmente pouco mais 500 mil passageiros. Esse Aeroporto é o terceiro maior do Estado de Minas Gerais. Conta ainda com uma extensa malha ferroviária.

Situada na área do cerrado mineiro, Uberlândia encontra-se com uma infraestrutura consolidada nos transportes, mantendo ligação com importantes capitais. O município está localizado na rota de acesso aos grandes centros econômicos do país como: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília. Por essa localização particular, estabelece redes comerciais com cidades em São Paulo e Goiás, e vem crescendo no ramo do turismo de negócios.

Uberlândia cresceu em meio à vegetação do cerrado e mesmo distante do mar, não deixa de ser bela por não possuir tal privilégio.

Em Uberlândia a lista de lugares interessantes e atrativos não é pequena, desde atrativos culturais, naturais à estrutura para negócios oferecidos. É possível percorrer suas belezas naturais, nas reservas de proteção ambiental, como o Parque do Sabiá, com um zoológico, aquário, pista de caminhada e cooper, aliando natureza à qualidade de vida. Culturalmente, o Museu Municipal de Uberlândia, é local ideal para quem quer aprender um pouco mais da história e origens da região, através do seu acervo histórico e arqueológico. Suas exposições retratam o cotidiano em outras épocas, sendo uma boa opção de visitação.

Sua população é outro patrimônio no município, na realidade é o maior Patrimônio que uma cidade pode ter e manter. Através da formação populacional, o que se vê em Uberlândia é um misto de pessoas que põem em evidência o valor cultural do município. Isso ainda pode ser conferido nas manifestações folclóricas, como o Congado e a Folia de Reis, uma tradição ainda conservada, em poucos locais pelo Brasil, mas que em Uberlândia, faz-se ainda presente. Na mesma direção da preservação do patrimônio e das artes manuais, está o Centro de Fiação e Tecelagem, que apoia o artesanato e tecelagem dos seus moradores. E, no Mercado municipal de Uberlândia a produção da população pode ser conferida e comprada.

No lazer e esporte, o Estádio Municipal João Havelange, está entre os oito melhores do país e é um dos maiores do interior do estado de Minas Gerais. Outro local que merece visitação é o reservatório da Represa de Miranda. Com extensão de 50 Km², suas margens são ocupadas por loteamentos, chácaras e clubes de lazer, a 25 km do centro da cidade.

Com uma população de 669.672 habitantes (2016), Uberlândia é uma das cidades mais prósperas do interior brasileiro, apresentando uma estrutura produtiva diversificada, com destaque para a moderna agropecuária e um setor comercial e de serviços entre os mais avançados do país. Desenvolvimento conseguido a pesados investimentos, principalmente na incrementação da infraestrutura de geração de energia, telecomunicações e transportes.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Uberlândia.

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...