Publicidade

ARTIGO

Cidade de Uberaba

Uberaba é um município do Triângulo Mineiro situado a 481 Km da capital, Belo Horizonte. Dono de um rico patrimônio cultural, histórico e ambiental, ele é hoje um centro comercial dinâmico, com agricultura produtiva, importante parque industrial e uma planejada estrutura urbana.

Com origem na ocupação do Triângulo Mineiro, que ficou sob a jurisdição de Goiás até 1816, Uberaba tem seu início histórico marcado pela expedição portuguesa, a cargo de Bartolomeu Bueno da Silva Filho, que partiu de São Paulo com destino a essa região, buscando construir uma nova estrada. Com esse objetivo, a expedição cruzou por terras do atual município, segundo relatos da época.

Como em todo o Triangulo Mineiro, o processo de colonização de Uberaba foi marcado pelo amansamento e extermínio das populações indígenas e dos negros nos quilombos. A esse processo, seguiu-se o desenvolvendo e a formação de extensas propriedades, formando grandes riquezas que se refletiam na estrutura urbana, de onde surgiram requintadas construções no estilo eclético. No século XX, esse município demonstrou um crescimento da agricultura, da pecuária, da indústria e do comércio, atendendo às demandas nos aspectos econômicos, culturais e de serviços essenciais à população.

Com uma extensão de 4.523 km² e uma população estimada em 325.279 habitantes (2016), Uberaba possui nos serviços a sua principal atividade econômica, representando cerca de metade da produção da riqueza municipal. O setor primário, base das atividades de suas épocas antigas, representa atualmente cerca de 8% do PIB local, situando-se atrás do setor industrial, segunda mais importante atividade econômica.

Com uma excelente situação geográfica, Uberaba caracteriza-se também como um grande potencial turístico em Minas Gerais. Atrativos culturais como os expressivos artesanatos e a religiosidade presente nas diversas igrejas e no espiritismo (terra onde o médium mais famoso do Brasil, Chico Xavier, desenvolveu seu trabalho), misturam-se às marcas históricas e incríveis paisagens, formando uma excelente opção de lazer e entretenimento. Além disso, parte integrante dos circuitos turísticos dos Lagos e Triângulo, esse município possui importantes parcerias como o Convention & Visitors Bureau, fomentando ações e eventos do turismo receptivo e pondo à disposição do turista-hóspede e do turista de negócio toda sua infraestrutura de hotéis, clubes, parques, centros de eventos e calendário dos principais acontecimentos da cidade.

Para aqueles que desejam conhecer todo o belo patrimônio uberabense, atrações como os museus de Arte Decorativa (MADA), do Zebu, da Fundação, de Arte Sacra, Chico Xavier e o Museu dos Dinossauros, o Mercado Municipal, o Prédio do Paço Municipal Major Eustáquio, a Catedral Metropolitana do Sagrado Coração de Jesus, as igrejas Medalha Milagrosa, São Domingos, Nossa Senhora da Abadia, Santa Terezinha do Menino Jesus e o Centro Espírita Aurélio Agostinho são excelentes opções culturais de entretenimento. Além disso, o Parque Municipal Mata do Ipê, o Sítio Paleontológico de Peirópolis, e a Rede Nacional de Paleontologia proporcionam aos visitantes uma rica experiência de imersão em sua história e meio ambiente.

Fonte:

Portal online da Prefeitura Municipal de Uberaba

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...