Publicidade

ARTIGO

Cidade de Tiradentes

O município de Tiradentes localiza-se junto à Serra de São José, na margem direita do Rio das Mortes e possui uma população de 7.726 habitantes, segundo dados do IBGE – 2016, distribuídos em uma área de 83 km². Encontra-se a 192 km de distância da capital Belo Horizonte e faz limites com os municípios de Coronel Xavier Chaves, Prados e São João del Rei. Com um clima tropical de altitude,Tiradentes apresenta temperatura média anual bem agradável, ficando em torno dos 23°C.

O município, que também ficou conhecido como Cidade Presépio e Joia do Colonial Mineiro, tem o nome Tiradentes como uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um dos líderes da Inconfidência Mineira. Os desbravadores das terras do atual município foram os paulistas, atraídos pelo ouro nos montes e na bacia do rio das Mortes. No ano de 1702 fundou-se o primeiro agrupamento de garimpeiros no local, denominado de Arraial de Santo Antônio, por iniciativa de João Siqueira Afonso. Em 1718 o arraial foi elevado à categoria de Vila de São João del Rei.

Durante todo século XVIII Tiradentes foi uma das cidades que mais teve ouro de superfície no Brasil, e a mineração garantiu por muito tempo o sustento da cidade e, somente em 1860 a Vila alcançou a categoria de cidade e, em dezembro de 1889, o Governador decretou-o como “ Cidade e Município de Tiradentes”. Nos anos de 1960 Tiradentes começou a explorar seu potencial turístico, constituindo-se em um dos polos turísticos do estado de Minas Gerais e do Brasil.

Um passeio interessante é pegar o trem da Estrada de Ferro Oeste de Minas, que foi inaugurada em 1881 com a presença do Imperador Dom Pedro II e que, em um trecho de 12 km, atualmente liga São João del Rei a Tiradentes. Vale também visitar a Matriz de Santo Antônio, construída em 1710, é a segunda igreja em ouro do Brasil e está entre as mais belas construções barrocas do país. Ainda, há os prédios da Câmara Municipal e da Prefeitura, a Casa da Cultura, a Fundação Oscar Araripe, o Monumento a Tiradentes, além dos vários santuários espalhados pela cidade. Tudo isso forma um dos mais expressivos acervos do barroco mineiro, que foram tombados pelo IPHAN em 1938. Além de toda essa carga história e cultural, existem ainda atrativos naturais como cachoeiras, trilhas, trecking. Finalmente, alguns eventos marcam o calendário do município, como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia e Cultura, que enchem a cidade de visitantes de todos os lugares.

Fonte:

Portal Tiradentes Gerais

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...