Publicidade

ARTIGO

Cidade de Sabará

Sabará faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte, estando a 20 km de distância da capital. Localiza-se às margens do Rio das Velhas e faz limites ao Norte com Taquaraçu de Minas, a Leste com Caeté, ao Sul Raposos e Nova Lima e a Oeste Santa Luzia e Belo Horizonte. Com um clima tropical de altitude, verões quentes e período de chuvas entre outubro e abril, possui uma temperatura média anual de 20°C e seus 135.196 habitantes estão distribuídos em uma área de 302 km², segundo dados do IBGE 2016.

Atualmente a economia de Sabará baseia-se na indústria siderúrgica e no extrativismo mineral – minério de ferro e ouro, tendo a Companhia Siderúrgica Belgo Mineira com instalações na cidade. O turismo é outro setor da economia da bela Sabará, que atrai muitos visitantes e gera riquezas ao município.

No final do século XVII Sabará já atraía muitos desbravadores à procura do ouro, pedras preciosas, sendo um dos motivos para a fundação do arraial chamado Sabarabuçu. Entretanto, alguns historiadores apontam que, antes da chegada dos bandeirantes paulistas, chefiados por Manuel Borba gato, no ano de 1674, a região já havia sido visitada por Manuel Afonso Gaia.

No ano de 1711, o Governador Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho criou a vila que recebeu o nome de Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabarabuçu. Nessa época a extração do ouro tornou-se tão intensa que o Governador português instalou em Sabará a Casa da Intendência ou a Casa da Fundição, para a cobrança do imposto que ia direto para os cofres da Metrópole, o chamado “quinto”. Após três anos, em 1714, tornou-se sede da Comarca do Rio das Velhas, uma das primeiras a serem criadas na Capitania das Gerais, que alcançava os limites com Goiás, Pernambuco e Bahia.

Quanto ao harmonioso conjunto arquitetônico da cidade, várias edificações se destacam: a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com exterior bem simples, em contraste com a riqueza do interior, todo trabalhado em ouro e o teto que é pintado com motivos da ladainha de Nossa Senhora; a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, cuja fachada foi talhada pelo Mestre Aleijadinho; a Igreja de Nossa Senhora do Ó, uma construção bem pequena, mas ímpar e com forte influência oriental; e a Igreja do Rosário, que começou a ser construída toda em pedra pelos escravos, tendo sua obra interrompida quando ocorreu a assinatura da Lei Áurea, sendo retomada mais tarde.

Também pode-se observar em Sabará a riqueza das três fases do barroco presentes nas edificações da área urbana da cidade, sendo boa parte delas do século XVIII. Um local bem interessante para se visitar é o Museu do Ouro, com um enorme acervo barroco, onde funcionava a antiga Casa de Fundição e a Intendência. Sabará também está na rota da estrada Real, onde há pequenos vilarejos como o Arraial Velho e o Arraial de Pompeu, trilhas, minas de ouro e uma natureza exuberante.

Ao visitar Sabará nos meses de outubro e novembro não se pode deixar de ir à saborosa Festa da Jabuticaba, tradição no calendário da cidade. Além disso o visitante pode apreciar outras festividades como a Semana Santa, a Folia de Reis e a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. Outros eventos também agitam o município ao longo do ano, como a festa da Cachaça, o Festival de teatro de Palco e Rua e a Festa Junina. O carnaval tem se tornado uma tradição nas cidades históricas de Mariana, Ouro Preto, São João del Rei e, mais recentemente, Diamantina, Sabará e Tiradentes integram o circuito da folia que atrai muitos turistas.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Sabará.

IBGE 

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...