Publicidade

ARTIGO

Cidade de São João del Rei

São João del Rei localiza-se em uma região predominantemente montanhosa, na região dos Campos das Vertentes, e faz limites com os municípios de Tiradentes, Conceição da Barra de Minas, Ritápolis, Coronel Xavier Chaves, Barbacena, Ibertioga, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Santa Cruz de Minas, Carrancas, Piedade do Rio Grande e Prados. Está distante da capital Belo Horizonte 188 km, em uma área de 1452 km², com uma população de 89.832 habitantes, segundo dados do IBGE para o ano de 2016. Seu clima é temperado com verões quentes e úmidos e temperatura média anual de 19°C.

O município é um grande produtor de minérios como areia, calcário, quartzo, argila, manganês, cassiterita, nióbio, dentre outros, e também metais de grande valor, como o ouro e o estanho. Possui várias empresas de extração mineral, sendo uma das principais unidades produtoras de ferrogusa e ferroligas do Sudeste. Aproveitando-se desses recursos, seu artesanato é rico em peças em estanho, cobre, ferro e madeira, como cantoneiras, cabides, pequenas cadeiras em estilo português, além dos bordados, trabalhos em crochê e rendas de abrólios.

A cidade conta ainda com muitas empresas de beneficiamento do leite e tem um comércio bem diversificado e dinâmico, além de um setor de prestação de serviços em geral e a indústria bem variada, como mobiliário, calçados, vestuário, produtos alimentícios, artefatos em metal, a pinga e o famoso queijo mineiro.

São João del Rei também tem muita história para contar. Foi fundada por paulistas, da cidade de Taubaté, em meados do século XVII, liderados por Tomé Portes del Rei, por isso considerado seu fundador. Devido à cobiça do ouro, em 1709, após disputa entre portugueses e paulistas, houve o conflito conhecido como Guerra dos Emboabas, no qual os paulistas foram emboscados e mortos pelos portugueses.

Em dezembro de 1713 o arraial passou à vila com o nome de São João del Rei, em homenagem a D. João V, e ficou como sede da Comarca do Rio das Mortes. Elevada à categoria de cidade, em março de 1838, com o desenvolvimento da pecuária, agricultura e a exploração do ouro. Porém, com a crise do sistema colonial e a decadência da exploração do ouro, os conflitos entre a Coroa Portuguesa e alguns setores médios da sociedade, como militares, padres, estudantes, intelectuais e funcionários das principais vilas mineiras, começam a ficar mais evidentes.

O movimento que ficou conhecido como Inconfidência Mineira então tomou corpo e ganhou vários adeptos nos arraiais e vilas da Capitania das Minas Gerais. Planos foram traçados tendo em vista a liberdade na produção de bens de consumo e a liberdade comercial, desvinculando-se da política monopolizadora da metrópole. A vila de São João del Rei foi escolhida para abrigar a nova capital. No entanto, em 1789 o movimento foi frustado, após denúncia do Coronel Joaquim Silvério dos Reis às autoridades de Portugal.

No entanto São João del Rei não vive apenas do seu passado. Buscou a força em seus ideais de liberdade e justiça muito propalados por seus filhos ilustres, como Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes, e o Presidente Tancredo Neves, e teve a capacidade de se reinventar.

Os visitantes que quiserem aproveitar as belezas e o aconchego dessa agradável cidade têm várias opções de roteiros turísticos, que vão desde o roteiro religioso, o roteiro de museus, como o Memorial Tancredo Neves, além de tantos outros como o roteiro arquitetônico e o roteiro cultural.

Por estar em uma posição geográfica favorável, entre duas serras, a de São José e a do Lenheiro, a cidade possui belíssimas paisagens naturais, o que favorece a prática de esportes ligados à natureza como o moutain bike, o trekking e as escaladas, crescendo assim o ecoturismo da cidade.

Fonte:

Prefeitura Municipal de São João del Rei

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...