Publicidade

ARTIGO

Cidade de Montes Claros

O município de Montes Claros está situado na Serra do Espinhaço, no Alto Médio São Francisco, na região mineira denominada Polígono das Secas, no Norte do Estado. O clima é o tropical quente e seco, com temperatura média anual de 24°C. Está entre as cinco maiores cidades do Estado de Minas Gerais, com uma população de 398.288 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE) para o ano de 2016. Além disso, é o segundo maior entroncamento rodoviário do país, ligando o Centro-Oeste ao Nordeste do Brasil.

Com uma área de 3.568 km², faz limites com os municípios de Bocaiúva, Claro dos Poções, São João da Lagoa, Coração de Jesus, Mirabela, Patis, São João da Ponte, Capitão Enéas, Francisco Sá, Juramento e Glaucilândia.

Como muitos municípios brasileiros, Montes Claros é fruto de expedições bandeirantes que desbravavam o interior do país em busca de ouro, pedras preciosas, além de escravizarem índios e comercializarem com escravos vindos da África. Assim, em 1707, o bandeirante Antônio Gonçalves Figueira, pertencente à Bandeira de Fernão Dias, com o intuito de conquistar muitas riquezas, organizou fazendas, que mais tarde se transformariam em cidades. Em abril desse mesmo ano, Figueira obteve a sesmaria que transformou-se em Fazenda de Montes Claros, sendo Formigas o segundo povoado dessa mesma Fazenda. Com o comércio de gado, Gonçalves Figueira observa a necessidade de abrir caminhos, por isso constrói a estrada para Tranqueiras, na Bahia, e também para o Rio São Francisco. Com tal comércio a Fazenda de Montes Claros transformou-se no maior centro comercial de gado, do Norte de Minas Gerais. Em 1857, a então Vila Montes Claros de Formigas, com pouco mais de dois mil habitantes, foi elevada à categoria de cidade, passando a chamar-se, apenas, de Montes Claros.

Ao longo dos anos a cidade se desenvolveu, cresceu, impulsionando seu comércio, o qual, atualmente, abastece grande parte das cidades que estão a sua volta, e onde estão instaladas as principais redes de lojas e atacadistas, proporcionado muitas opções de compras.

Montes Claros também destaca-se na área educacional, atraindo estudantes de várias partes do país. Possui 13 instituições privadas de ensino superior e dois campus, o da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Estadual de Montes Claros.

Com relação a economia monteclarense, o setor de serviço destaca-se com aproximadamente 3411 pequenas, médias e grandes empresas, disponíveis no mercado. Já a agropecuária, não mais a principal atividade do município, mas que ainda representa um setor importante da economia. A construção civil tem gerado muitos empregos e o setor industrial está em franca expansão. Grandes indústrias estão instaladas no município, dentre elas, quatro grandes fábricas do Grupo Têxtil Coteminas, uma unidade da Lafarge, grupo francês líder mundial em materiais de construção, uma fábrica de leite condensado, pertencente ao Grupo Nestlé, a multinacional Elster, a Vallé Nordeste e a Nova Nordesk, farmacêutica dinamarquesa líder no mercado de insulina. Por possuir uma localização favorável, Montes Claros possui uma boa infraestrutura, o que possibilita receber novos investimentos.

No esporte, cultura e lazer também há investimentos. A cidade passou a sediar grandes eventos esportivos com a participação de atletas do Brasil e do exterior. Vários programas que incentivam a prática esportiva e atividades físicas se espalharam pelos bairros. Um exemplo disso é o Projeto Social Raias do Futuro, uma parceria do Montes Claros Tênis Clube (MCTC) com os Correios e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o qual possui o intuito de tirar as crianças que encontram-se em situação de risco, e assim revelar novos talentos para a natação brasileira. Outro programa desenvolvido pela Prefeitura de Montes Claros, com a ajuda do Governo Federal, é o “ Segundo Tempo”. O programa atende 400 crianças com atividades esportivas e pedagógicas, visando descobrir novos talentos no esporte e na cultura, mas com a preocupação em desenvolver uma ação preventiva e inclusiva, evitando problemas sociais no futuro.

Montes Claros é rica em manifestações culturais, herança de várias culturas, como a portuguesa, africana e indígena, dentre tantas outras, que se traduzem nos reisados, congados, candomblé, cantigas de rodas, lendas, assim como as comidas típicas, todas manifestações que compõem a cultura local. A cidade abriga um dos maiores e melhores conservatórios de música, o Lorenzo Fernandez, por onde já passaram mais de trinta mil alunos. Tanto o conservatório de música, como o folclore movimentam a cidade nas tradicionais festas de agosto, assim como o Festival Internacional que recebe todos os anos grupos de diversos países, que colorem as ruas da cidade.

No calendário de eventos da cidade destacam-se a Exposição Agropecuária Regional; a Feira Nacional da Indústria , Comércio e Serviços (FENICS), atraindo por volta de 250 expositores, com um movimento anual de 100 milhões em negócios; o Festival Nacional do Pequi; e o Carmontes, o carnaval fora de época, que atrai muitos foliões no mês de setembro.

Mesmo não tendo todo potencial turístico de alguns municípios mineiros, Montes Claros possui alguns atrativos interessantes, como os muitos sítios arqueológicos catalogados, tendo como principal o Complexo Espeleológico da Lapa Grande. Além disso, há vários parques como o Parque de Exposição João Alencar Athaíde, o Parque Municipal Milton Prates, o Parque Sapucaia e o Parque Guimarães Rosa, os quais atendem aos turistas e também asseguram o bem estar de toda a comunidade, com áreas verdes, áreas de lazer e espaços para prática esportiva.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Montes Claros

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...