Publicidade

ARTIGO

Cidade de Mariana

Mariana localiza-se na região central do estado de Minas Gerais e está a 117 km da capital Belo Horizonte. Faz limites com os municípios de Ouro Preto, Piranga, Diogo de Vasconcelos, Acaiaca, Barra Longa, Alvinópolis, Catas Altas e Santa Bárbara. Possui uma área de 1.194 km² que abriga uma população de 59.343, segundo estimativa do IBGE para o ano de 2016, e seu clima é o tropical de altitude, com temperatura média anual de 18°C, com período chuvoso que vai de setembro a abril.

Por muito tempo Mariana foi uma das cidades que mais forneceram ouro para a metrópole Portugal e, por isso, sua economia esteve muito baseada nesse metal precioso. No entanto, com a decadência do ciclo do ouro, o município teve que buscar alternativas. Atualmente a economia baseia-se na mineração, sobretudo a extração do minério de ferro, pois Mariana está localizada no Quadrilátero Ferrífero. A criação de gado e as pequenas áreas de cultivo também representam renda para inúmeros agricultores e criadores de gado.

Mariana está entre as várias cidades que foram desbravadas pelos bandeirantes paulistas que iam em busca, sobretudo, das riquezas advindas da exploração do ouro. Em 16 de julho de 1696, um grupo liderado pelo bandeirante Salvador Fernandes Furtado de Mendonça encontrou ouro em um rio que foi nomeado Ribeirão Nossa Senhora do Carmo e onde, às suas margens nasceu o arraial de Nossa Senhora do Carmo. Rapidamente o local se transformou em um dos principais fornecedores de ouro para a Metrópole, tornando-se a primeira Vila criada da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, sendo também estabelecida como primeira capital.

No ano de 1745 a Capitania foi elevada à cidade, por ordem do rei D. João V, recebendo o nome de Mariana, em homenagem à rainha Maria Ana D Áustria, sua esposa. Nessa mesma época a cidade passou a ser sede do bispado mineiro. Por isso, foi enviado do Maranhão o bispo D. Frei Manoel da Cruz, que demorou um ano e dois meses para chegar à cidade e que, com seu trabalho à frente do bispado, marcou profundamente a localidade. Nesse mesmo tempo um projeto urbanístico foi elaborado pelo engenheiro militar José Fernandes Pde Alpoim. Com ruas em linha reta, praças retangulares, tais características marcam o plano urbanístico da primeira cidade planejada de Minas e uma das primeiras do Brasil.

Por tudo isso o município figura entre os mais importantes do Circuito do Ouro e é cenário integrante da saga dos Inconfidentes e Rota da Estrada Real. A cidade foi tombada como Monumento Nacional em 1945, por suas riquezas, relíquias e uma arquitetura belíssima representada em seus casarios coloniais, que ajudam a contar parte da história do Brasil.

Mariana também gerou figuras representativas da cultura brasileira como o poeta inconfidente Cláudio Manoel da Costa, o pintor sacro Manuel da Costa Ataíde e Frei Santa Rita Durão, autor do poema “Caramuru”.

O turismo, em suas diversas modalidades, como o turismo de aventura e o ecoturismo, e a bela arquitetura da cidade, são ainda opções que atraem muitos visitantes e geram riquezas para o município.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Mariana

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...