Publicidade

ARTIGO

Cidade de Contagem

O município de Contagem localiza-se na região central do estado de Minas Gerais, fazendo limites com Belo Horizonte, Betim, Esmeraldas, Ribeirão das Neves e Ibirité. Possui uma área aproximada de 195 km² e é a terceira cidade mais populosa do estado de Minas Gerais, com uma estimativa de 653.800 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2016. O clima é o tropical de altitude com temperatura média anual de 22ºC. Para se chegar à cidade, as principais vias de acesso são as rodovias BR – 381 (Fernão Dias acesso à São Paulo), BR – 262 ( ligando Vitória – ES ao Triângulo Mineiro) e a BR – 040 (acesso à Brasília e ao Rio de Janeiro).

A história da cidade de Contagem começa a ser registrada no período do Brasil Colônia, quando a Coroa Portuguesa controlava o movimento de pessoas, mercadorias, cargas e tropas através dos postos avançados chamados “postos de registro”. Nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto, por volta do início do século XVII, instalou-se um desses postos de fiscalização. Em torno desse posto, surgiu um pequeno povoado com uma capela (São Gonçalo do Amarante) e, logo em seguida, o arraial de São Gonçalo de Contagem.

Em 30 de agosto de 1911 o arraial foi elevado à condição de município com o nome de Contagem. Nos anos de 1940, seguindo uma nova orientação política, inaugurou-se o sistema de distritos industriais que foi gradualmente implementado nas décadas seguintes em Minas Gerais. A criação do Parque Industrial, mais tarde Cidade Industrial em Contagem, fez parte das medidas resultantes dessa nova política e, seguindo essa mesma orientação, a Cidade Industrial Juventino Dias foi instituída por decreto em março de 1941, mas só foi implantada em 1946.

Em 1970 com a cidade industrial já consolidada, foi constituído um segundo projeto de expansão industrial e mais uma vez as atenções se voltaram para Contagem, com a implantação do Centro Industrial de Contagem, o “CINCO”.

Atualmente Contagem conta com dezenas de indústrias, empresas prestadoras de serviços e comércio diversificado, além de uma Central de Abastecimento (CEASA), grandes supermercados, shoppings, que tornam o município um dos principais polos econômicos do estado de Minas Gerais. Várias empresas participaram do processo de industrialização de Contagem, dentre elas, a Companhia de Cimentos Itaú, a Magnesita S/A, a Companhia Fiação e Tecelagem São Geraldo, Ceres Ltda, Companhia Industrial Estamparia.

Alguns lugares que se destacam e que devem ser visitados são a Igreja Matriz de São Gonçalo, a Capela Imaculada Conceição e Santa Edwiges, o Centro Cultural Francisco Firmo de Matos Filho, a Casa de Cultura Nair Mendes Moreira e a Feira de Artesanato dos bairros Eldorado e Amazonas.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Contagem

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2020 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2020 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...