Publicidade

ARTIGO

Cidade de Belo Horizonte

A cidade de Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais, um Estado de antigas tradições e importância histórica para o Brasil. Está localizada na região sudeste, fazendo divisa com os municípios de Vespasiano e Santa Luzia ao Norte; Ribeirão das Neves, Contagem e Ibirité a Oeste, Brumadinho a Sul, e Sabará a Leste.

A região de Belo Horizonte começou a ser povoada em 1701, pelo bandeirante João Leite Ortiz que, ocupando a Serra do Curral, fundou um arraial chamado Curral del-Rei. Em 1893 foi promulgada a lei que determinava a mudança da capital Vila Rica (atual Ouro Preto) para Belo Horizonte. A nova capital foi inaugurada e transferida oficialmente em 12 de dezembro de 1897, chamando-se Cidade de Minas. O nome da cidade mudaria para Belo Horizonte somente em 1901.

A Cidade de Minas foi planejada para ser a capital do estado, pois a antiga capital não possuía estrutura que permitisse uma maior expansão urbana. Assim, a capital foi construída, inspirada nos modelos urbanos de Paris e Washington. Seu projeto foi executado de 1894 a 1897, de modo que pudesse acompanhar o crescimento e a expansão urbana e demográfica. As suas principais características são as ruas de traçado perpendicular, cortadas por avenidas em diagonal, quarteirões de dimensões regulares e uma avenida em torno de seu perímetro: a Avenida do Contorno. Há também a presença de parques e praças, incluindo o parque municipal na área central.

Ao longo dos anos, a cidade passou por diversas transformações econômicas, industriais, estruturais e sociais, chegando a 2016 com 2.513.451 habitantes distribuídos em seus 331 km². 

Atualmente Belo Horizonte é a cidade mais importante da sua região metropolitana, que conta com 34 municípios e cerca de 5 milhões de habitantes (quase 25% da população do Estado), sendo a terceira maior aglomeração urbana do Brasil, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, além de ser a sétima maior da América Latina. A capital mineira está a cerca de 586 km de São Paulo, a cerca de 441 km do Rio de Janeiro e a 735 km de Brasília.

Belo Horizonte está localizada em um eixo logístico brasileiro, abrigando uma extensa malha viária e ferroviária, o que permite a ligação aos principais centros comerciais e portos do país. Dessa forma, os acessos a Belo Horizonte são facilitados, podendo ser feitos através da BR-381(Rodovia Fernão Dias), que faz ligação com o estado de São Paulo e passa pelo Sul de Minas (cidades de Extrema, Pouso Alegre, Itajubá e Varginha). Pela BR-040 se faz a ligação com o estado do Rio de Janeiro , passando por Petrópolis (RJ), Juiz de Fora (MG), Barbacena (MG) e Conselheiro Lafaiete (MG) e pela BR-262 se faz ligação com o Espírito Santo. Três aeroportos são usados para deslocamento tanto para Belo Horizonte, como aos municípios de sua região metropolitana: o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, o Aeroporto Internacional Carlos Drummond de Andrade e o Aeroporto Carlos Prates.

Além de ser um local de encantos naturais e riquezas históricas, Belo Horizonte vem se consolidando como um dos principais destinos turísticos do Brasil, com ênfase para o ramo de negócios e eventos. A cidade também se destaca como polo de produção, divulgação e apresentação de eventos culturais. A isso se alia sua estabilidade climática. O clima de Belo Horizonte é o tropical de altitude, não apresentando grandes variações durante o ano. Os verões apresentam temperaturas mínimas médias de 18°C e máximas médias de 28°C. Os invernos têm temperaturas mínimas médias de 13°C e máximas médias de 25°C.

Geograficamente, a capital é emoldurada pela Serra do Curral. No aspecto urbano, a cidade apresenta diversas atrações em sua paisagem, com destaque para o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e a Praça da Liberdade. A Lagoa da Pampulha faz parte de um complexo de atrações turísticas que inclui o Museu de Arte da Pampulha, a Igreja de São Francisco e o Parque Guanabara. O conjunto da Praça da Liberdade abriga o Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro e data da época da fundação da capital, entre 1895 e 1897.

Belo Horizonte é uma cidade de múltiplas facetas sociais, resultantes do intenso fluxo de migração. A população da capital mineira, segundo indicadores sociais levantados pelo IBGE, é composta por pessoas que se denominam como pardos (cerca de 50%), brancos (cerca de 40%), negros (cerca de 8%), indígenas ou amarelos (cerca de 0,3%). Conta com uma rede de ensino em todos os níveis, da educação infantil ao ensino superior, concentrando mais de 90% da sua população em área urbana. Quanto à qualidade de vida da população, Belo Horizonte apresenta um dos mais altos índices de desenvolvimento humano das capitais brasileiras.

A cidade conta com o Estádio Mineirão (nome oficial Estádio Governador Magalhães Pinto), inaugurado em 1965, localizado próximo à famosa Lagoa da Pampulha. Vale lembrar ainda que essa cidade mineira será uma das sedes dos jogos da Copa de 2014 a serem realizados no Brasil. Além disso, Belo Horizonte é a capital dos bares e restaurantes, com a maior concentração desse setor por habitante, pois, na ausência do mar, a cidade tem o bar!

Fonte:

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Portal do Governo do estado de Minas Gerais

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...