Publicidade

ARTIGO

Cidade de Araguari

Araguari é um município turístico do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, qualificado como uma das principais cidades do Estado. Parte integrante da maior região do Café do Brasil, ele possui, além de um rico patrimônio natural e cultural, uma economia sólida e excelente infraestrura.

Com uma extensão aproximada de 2.729 Km² e uma população estimada em 116.871 habitantes em 2016, Araguari está situada em local estratégico, sendo interligada a todo o território nacional por meio de rodovias ou ferrovias. Além disso é um importante município agrícola, tendo 90% de suas lavouras irrigadas por um dos melhores cafés do Brasil e do mundo, tanto em relação ao tipo quanto ao sabor. Araguari possui, também, extensas áreas com lavouras de soja, laranja, milho, acerola e uva que são colhidas e processadas pela indústria local, que conta com três das maiores empresas de suco do país, produzindo 70% de todo o suco consumido no Brasil. Igualmente competitivo e forte é o seu setor agropecuário. Ao todo são mais de 145 mil cabeças de gado e diversos frigoríficos existentes na cidade, que possui, ainda, um comércio variado, lojas de rede e vários bancos.

Classificada pela Embratur como Município Turístico desde 1996, Araguari possui uma rica beleza natural, com um potencial turístico-ecológico inesgotável. São mais de 100 cachoeiras naturais, grutas, áreas de mata virgem e reservas ecológicas intactas com fauna e flora exuberante, parques temáticos distribuídos em vários clubes de lazer com belos salões sociais, piscinas, saunas, áreas desportivas e ginásios, além das diversas opções de lazer nos lagos das hidrelétricas que cercam o município. Nesse deslumbrante cenário, a Cachoeira Picarrão, a Corredeira do Pau Furado, a Praça Manoel Bonito e a reserva ecológica “Bosque John Kennedy”, atrativo àqueles que buscam tranquilidade e ar puro sob as sombras de árvores centenárias, são excelentes exemplos de lazer disponíveis aos amantes do ecoturismo.

Além disso, as construções históricas do Prédio da Câmara Municipal e da Estação Ferroviária de Araguari (Sede atual da Prefeitura) são alguns dos atrativos turísticos para os interessados em apreciar a história e cultura do povo araguarino. Povo esse que preserva, em seu patrimônio cultural, tradições como folclore, artesanato e culinária típica.

Fonte:

Prefeitura Municipal de Araguari

IBGE

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Categorias

História

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...