Publicidade

ARTIGO

Estado de Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais está localizado na região sudeste do Brasil e é o de maior extensão territorial entre os que ocupam essa região. Sua capital é Belo Horizonte, uma cidade que juntamente à sua região metropolitana, adquire extrema importância econômica e destaque na região central do Estado. O Estado não possui acesso direto ao mar, a ligação se faz através dos estados vizinhos da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Suas fronteiras territoriais são com São Paulo (sul e sudeste), Rio de Janeiro (sudeste), Mato Grosso do Sul (oeste), Goiás e Distrito Federal (noroeste), Espírito Santo (leste) e Bahia (norte e nordeste).

A área territorial do Estado de Minas Gerais é de 586.528,293 km², o que equivale a um pouco mais que a área da França e chega a ser quase 5 vezes maior que o Uruguai. A área de Minas Gerais corresponde a cerca de 7% do território brasileiro. Segundo contagem do Censo IBGE 2007, a população de Minas Gerais, somando os habitantes dos seus 853 municípios, é de 19.273.506 pessoas. É um estado jovem que concentra 26% da sua população na faixa etária entre 15 e 29 anos.

Quanto à História de Minas Gerais, a descoberta da região começou por volta do século XVI quando os bandeirantes se aventuraram nas expedições com a função de reconhecimento do sertão brasileiro e captura de índios, para a mão de obra nas lavouras.

No fim do século XVII, por volta do ano 1695, ocorreram as primeiras descobertas significativas de ouro nas terras mineiras. Como consequência da exploração aurífera, muitas das cidades, hoje consideradas históricas, foram construídas durante o ciclo de ouro no Brasil, em fins do século XVII até o século XVIII. É o caso de Ouro Preto (antiga Vila Rica), Mariana, São João del Rei, Congonhas do Campo, Tiradentes, Sabará e Diamantina.

A descoberta e exploração do ouro nas minas permitiu não apenas que cidades mineiras se desenvolvessem, como permitiu que o interior brasileiro, até então desconhecido, aos poucos fosse sendo ocupado.

Outros eventos importantes para a História do Brasil ocorreram tendo como palco cidades mineiras, como o caso da Inconfidência Mineira, o movimento que buscava a Independência do Brasil. Outro exemplo, é Revolução de 30, que levou Getúlio Vargas ao poder por cerca de 15 anos, estourava simultaneamente em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, em 3 de outubro de 1930. Personalidades e fatos importantes, tanto na História do Brasil, como na Literatura Brasileira e nos movimentos artísticos, ou foram criados em Minas Gerais ou criados por mineiros. É o caso do Barroco, um movimento artístico cujo importante registro arquitetônico e artístico do período colonial brasileiro, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Brasil, encontra-se preservado em cidades como Ouro Preto, Diamantina e Congonhas. Essas cidades conservam obras-primas nas quais se destacam os trabalhos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (barroco), e Mestre Athaíde (rococó).

Entre as peculiaridades de Minas Gerais, algumas representações populares e culturais figuram na listagem de bens brasileiros tombados como Patrimônio imaterial, ou seja, ofícios que merecem preservação para não se perderem no tempo, entre eles estão: a cerâmica de Candeal (o ofício de fazer panelas de barro passado de geração a geração entre mulheres), o modo de fazer viola de 10 cordas, as festas religiosas de Ouro Preto e o modo artesanal de fazer queijo minas.

Economicamente, o Estado de Minas Gerais oferece infraestrutura que favorece o escoamento da produção no mercado nacional e internacional, pois concentra a maior parte da malha rodoviária e ferroviária do Brasil, e está na rota de acesso aos estados do sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. Possui ainda 6 aeroportos, entre os de aviação internacional, comercial e de aviação aerodesportiva.

Quanto à sua geografia, a vegetação e relevo de Minas Gerais variam muito de uma região para outra: serras, picos, cavernas e depressões alternam-se com campos, vales, planaltos, rios, cachoeiras, lagos, florestas e variada cobertura vegetal. Da sua área territorial total, 5.030 km2 são constituídos de lagos, rios com aproveitamento turístico nas instâncias hidrominerais.

Essa variedade regional também se verifica na multiplicidade de seus municípios, que estão desenvolvidos tanto na indústria como no comércio ou agropecuária. De comum, a atividade turística vem recebendo cada vez mais incentivos por parte das administrações municipais, dos empresários e das próprias comunidades, que veem na apropriação do potencial turístico de cada região, a oportunidade de desenvolvimento econômico e social para seus moradores.

Na agropecuária mineira, destaca-se a pecuária bovina com o maior número de cabeças de gado do Brasil, além de ser o principal produtor de leite. Na agricultura, são múltiplas as atividades agrícolas, entre as culturas que se evidenciam estão a produção de café e de cana-de-açúcar. Na indústria, seu parque industrial desempenha elevada importância na produção de aço, ferro e cimento, sendo boa parte dessa indústria direcionada à exportação.

Pela sua extensa área territorial e por sua diversidade geográfica, os processos de ocupação e povoamento ao longo do tempo foram diferenciados, o que resultou na distinção cultural das várias regiões mineiras. Assim, faz sentido dizer que Minas Gerais é múltipla, tanto na diversidade de destinos turísticos, na variedade de relações comerciais disponíveis, como na profusão de costumes, manifestações culturais, atividades artísticas e gastronomia que se revelam tão autênticos em cada um dos seus municípios e que orgulham de forma geral, todo o povo brasileiro.

Fonte: Portal Online do IBGE.

Portal Online do Governo Estadual de Minas Gerais.

by The Cities

Mapa

Publicidade

The Cities

O The Cities é um Portal de conteúdo estruturado que atua de forma integrada na prestação de serviços de informações confiáveis, precisas e atualizadas nas áreas de economia, cultura, turismo, história, lazer, meio ambiente, saúde, urbanismo, poder público, cotidianos e gerais.

Informações

Como utilizar o Portal

Política de Privacidade

Aviso Legal

Quem Somos

Fale Conosco

Trabalhe conosco

Receba os conteúdos
do Portal The Cities:

Quero receber

© 2014 - 2019 The Cities Todos os direitos reservados

© 2014 - 2019 The Cities - Sua cidade em evidência. Todos os direitos reservados

aguarde, processando...